Páginas

22 de mar. de 2011

Cosmético Sustentável

A “onda verde” já é uma realidade nos setores da moda, beleza e bem estar. Prova disso são os milhares de produtos disponíveis no mercado, provenientes de fontes sustentáveis e desenvolvidos para atender a demanda de um consumidor cada vez mais consciente. Mas, como entender esses processos de industrialização e quando eles são considerados realmente sustentáveis?
Para responder a essas questões, empresas da indústria de cosméticos se reúnem para trocar informações sobre a fabricação de seus produtos e os projetos que os tornaram referência em produção de cosméticos naturais e sustentáveis. É o caso da In-Cosmetics, maior feira de matérias-primas para a indústria de cosméticos, que acontece de 29 a 31 de março, e, Milão, onde estarão presentes os principais fornecedores da área para apresentar as novidades e tendências do setor.
Algumas instituições brasileiras estarão presentes no evento, como a Beraca, líder mundial no fornecimento de ingredientes naturais provenientes da Amazônia, que apresentará seus principais programas sócio-ambientais, como a experiência da cadeia de fornecimento sustentável do açaí.

Associação Brasileira de Biotecnologia

Na próxima quarta-feira (23/3), será lançada a Associação Brasileira de Biotecnologia (BRBIOTEC Brasil), na sede da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em Brasília. A BRBIOTEC Brasil reunirá empresas e entidades do setor, como o Cietec, no campus da USP, e o Polo Bio Rio, na UFRJ, integradas no desenvolvimento de pesquisas em energia, saúde, agricultura e meio ambiente. A associação, mais do que ser a marca da biotecnologia nacional, pretende fortalecer o Brasil no exterior e posicioná-lo como país inovador na área.
Com o apoio da Apex-Brasil, a associação terá a missão de alinhar o país à agenda biotecnológica internacional. A proposta é facilitar a criação de parques biotecnológicos e possibilitar o ingresso do Brasil na rota dos grandes investimentos na área.

Eco.lógica Design aposta em sustentabilidade elegante‏


A sustentabilidade está invadindo a moda. O uso de matérias-primas ecologicamente corretas e a produção de baixo impacto ao meio ambiente fazem com que o conceito entre, literalmente, na moda. Pensando nisso, a loja virtual da Eco.Lógica Design, disponibiliza acessórios femininos como brincos e braceletes de capim dourado, confeccionados por artesãos da região do Jalapão, no Tocantins.
Para a confecção dos acessórios, os artesãos utilizam diversas técnicas que resultam em um artesanato rico, bonito e moderno. Além de serem ecologicamente corretos, os acessórios possuem como principal característica a cor muito semelhante ao ouro, com um brilho inigualável.
Os acessórios são vendidos para todo o Brasil através da loja virtual da Eco.lógica Design (www.ecologicadesign.com.br).

Revitech inova com lançamento do piso ecoidea‏

Amostra de piso ecoidea

A empresa Revitech – a marca do piso - lança durante a Feicon Batimat 2011, que acontece até 19 de março em São Paulo, o inovador piso ecoidea. Trata-se de um piso autoportante e de alto trafego, criado com o conceito de sustentabilidade, que garante um ambiente belíssimo e natural, sem agredir a natureza.
É um produto sofisticado e de alta tecnologia, ideal para pisos elevados e desenvolvido com 70% de PVC reciclado pós-consumo. É o único produto no mercado com Bevel (bordas chanfradas) e com sistema de fixação Ecolay, nova tecnologia que dispensa o uso de cola.

Semp Toshiba patrocina o Fórum Mundial de Sustentabilidade‏

A Semp Toshiba, uma das maiores fabricantes de eletroeletrônicos do Brasil, é uma das patrocinadoras do Fórum Mundial de Sustentabilidade, evento que acontece entre os dias 24 e 26 de março em Manaus (AM) e que reunirá lideranças mundiais para debater o desenvolvimento sustentável. Na ocasião, a empresa lança sua plataforma de sustentabilidade para os próximos anos com o objetivo de compartilhar os valores que norteiam a sua atuação e inspirar seus colaboradores e parceiros a adotarem uma rotina de vida e de trabalho mais sustentável.

Relatódio de Sustentabilidade Vonpar 2008-2010‏


“As empresas são como as redes sociais porque se constituem de pessoas em contato, opinando e trocando informações”. Foi com esse pensamento que a Vonpar decidiu inovar não só no dia a dia, mas principalmente no modo de contar o seu desempenho. A empresa optou por divulgar o seu Relatório de Sustentabilidade 2008-2010 totalmente online, no hotsite www.vonpar.com.br\relatoriodesustentabilidade. Além de representar um consumo zero de papel, o conceito do relatório é exatamente inspirado por esse mote que liga a empresa ao conceito de redes sociais como FaceBook, Twitter, Youtube e MSN.

Economize água todos os dias

Lavar louça ou roupa à mão não são funções das mais apreciadas, além de estarem entre as atividades que normalmente mais gastam água na rotina de uma casa. Mas a maioria das pessoas não sabe qual é o consumo de água para estas duas ações.
De acordo com dados da Sabesp (responsável pelo fornecimento de água e tratamento de esgoto do Estado de São Paulo), em apenas 15 minutos com a torneira parcialmente aberta, o gasto de água ao lavar louça à mão pode chegar a 120 litros em uma casa. Já no cuidado com as roupas no tanque, o consumo pode chegar a 280 litros se a torneira permanecer aberta pelo mesmo período.
Porém, pequenas soluções para auxiliar no ritual doméstico podem mudar essa situação. Lavar roupas e louças fica muito mais prático e sustentável tendo como aliadas lava-louças e lavadoras que, além de facilitar a realização destas tarefas, reduzem o consumo de água.