Páginas

30 de set. de 2010

Goóc uma empresa de comportamento sustentável

Empresa de calçados ecológicos quer estimular o consumo consciente dos brasileiros por fabricar sandálias com sola de pneu reciclado e assim contribuir para a preservação do meio ambiente.
A Goóc Eco Sandal, empresa referencia em modelo de sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente, tem como objetivo produzir cada vez mais calçados que se alinhem às necessidades do consumidor e do mundo.
Toda a linha de calçados ecológicos da Goóc é produzida com tecnologia moderna de reciclagem de pneu e seus produtos são destinados a atender todos os públicos inclusive o infantil uma novidade que foi lançada este ano no mercado.
Com a modernidade e revolução dos meios de transporte, a utilização de pneus de borracha trouxe consigo a preocupação do impacto ambiental, pois a maior parte de pneus inservíveis é descartada em locais inadequados, causando grande transtorno para a saúde, qualidade de vida das pessoas e na preservação do planeta.
No Brasil são produzidos cerca de 40 milhões de pneus por ano e quase metade dessa produção é descartada nesse período. Presente no país desde 2004, a Goóc já reciclou cerca de 2,5 milhões de pneus inservíveis e lançou o “Projeto 2014, faça parte dessa meta”, uma iniciativa para estimular o comportamento do consumidor e assim contribuir para a preservação do planeta. A meta do projeto é transformar 40 milhões de pneus inservíveis em 210 milhões de pares de sandálias até o ano de 2014, com estes números o Brasil pode se tornar referência mundial em reciclagem de pneu. “Queremos convocar toda a classe empresarial brasileira a participar da causa, por incentivar a desenvolver seus produtos através da técnica de reciclagem de pneus” afirma Thái Quang Nghiã – fundador da Goóc.

Revista Lounge Sustentável


A edição especial sobre sustentabilidade da revista lounge* de outubro (nº 44) trará uma seção especial para as mulheres que não abrem mão do uso de cosméticos. Agora já é possível ficar linda e ainda contribuir para a preservação do meio ambiente com cosméticos desenvolvidos por empresas que adotaram a filosofia sustentável. Essas empresas não fazem teste em animais, não utilizam produtos tóxicos em sua composição, contam com matéria-prima extraída de maneira legal, embalagens de vidro que diminuem o volume de lixo nos aterros sanitários e são desenvolvidas por comunidades. Entre os exemplos figuram os shampoos e condicionadores da OX com a linha Tutano Vegetal, os produtos da linha Natura Ekos que são biodegradáveis e tem decomposição acelerada, os produtos sem conservantes com ingredientes biodegradáveis da Kiehl’s, uma das lojas de cosméticos mais exclusivas da atualidade nos EUA e Europa, entre outros.
A edição 44 da lounge*, que será impressa em papel 100% reciclado e impermeável, chega às bancas na primeira quinzena de outubro.

28 de set. de 2010

II Simpósio Internacional de Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo


Seis palestrantes do exterior vão participar do II Simpósio Internacional de Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo (SISAU), promovido pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), que acontece entre os dias 5 e 8 de outubro, nas três capitais da Região Sul do Brasil, e que será o maior evento sobre a questão no País em 2010.
Os profissionais, de renome internacional, são Michael Tymoff (Fundação Bill Clinton), José Henrique Dominguez (Cervera & Pioz Architects), Dorte Mandrup Poulsen (Denmark), Gustavo Restrepo (Colômbia) e Sérgio Coscia (RMJM Architects). O tema que irá nortear as discussões é “Por uma nova mentalidade na arquitetura”.
Em Porto Alegre, onde a regional da AsBEA é presidida pelo arquiteto Joaquim Haas, participarão do II SISAU: Gustavo Restrepo, José Enrique Dominguez, Michael Tymoff e Sergio Coscia. A mediação local ficará a cargo de Klaus Bohne, coordenador do Grupo de Estudos de Sustentabilidade da AsBEA-RS.
“No Rio Grande do Sul temos exemplos de sustentabilidade como o espaço Vonpar, do complexo do Multipalco, que apresenta telhado verde diferenciado. Temos também o SAP Labs Brasil, localizado no Campus da Unisinos, em São Leopoldo, e o Solar Park, um estacionamento com painéis fotovoltaicos que geram energia 100% renovável ao Colégio Anchieta de Porto Alegre, influenciado pelos estudos da AsBEA-RS”, destaca Bohne.
Segundo o arquiteto Frederico Carstens, da Diretoria de Sustentabilidade da AsBEA do Paraná, este SISAU terá um formato inovador, destinando 50% do tempo aos debates na busca por novas alternativas de sustentabilidade para o planeta.
Carstens informa também que será instituído o Prêmio AsBEA de Sustentabilidade, reconhecendo as empresas de arquitetura e as indústrias da cadeia da construção civil que invistam e apresentem resultados balizados pelas diretrizes estabelecidas neste II SISAU. Ou seja, nas próximas edições dos Simpósios, além de terem sua abrangência ampliada para todos os estados onde a AsBEA possui regionais e não apenas no sul do Brasil, também terão seu conteúdo vinculado a propostas concretas apresentadas a partir das conclusões do SISAU 2010.

II Simpósio Internacional de Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo (SISAU)
Porto Alegre - dias 5 e 6 de outubro de 2010
Horário: das 13h30 às 18h15
Local: Hotel Plaza São Rafael - avenida Alberto Bins, 514
Telefone: (051) 3220-7640
http://www.plazahoteis.com.br/
Inscrições pelo telefone (51) 3026-2236 / asbea@asbea-rs.org.br ou também no site
http://www.simposiosustentabilidade.com.br/


27 de set. de 2010

BELEZAS DO MUNDO APRESENTA SUL MARAVILHA SURF

Lei BSC lança linha de camisetas ECO

A marca Lei BSC lança uma linha exclusiva de camisetas ecofriendly. Com malha de algodão orgânico, as peças têm o beneficiamento controlado para não causar nenhum impacto ambiental. A grande novidade fica por conta das etiquetas que acompanham as peças. Cada etiqueta vem com sementes de flores e árvores, prontas para o plantio. Basta retirar a tag, molhar bem e colocá-la na terra para germinar a plantinha.
Preocupada com o meio ambiente, a Lei BSC também alterou o seu processo de produção. Nesta temporada houve uma queda de 20% no uso de embalagens plásticas nos produtos, sendo estes trocados por ecobags feitas com resíduos têxteis. No jeans, a marca investiu no bio denin, produzido com sobras de algodão, fibras e fios reciclados, que substitui processos químicos por naturais.
http://www.leibasica.com.br/


Postado por: Anna Diehl

ARTECOLA INVESTE EM AÇÕES SOCIAIS E SUSTENTABILIDADE‏

A Artecola, uma das principais fabricantes de adesivos e laminados especiais da América Latina, desenvolve ações sociais com programas voltados aos colaboradores e às comunidades onde tem operações, inclusive fora do Brasil. Promovidos pela Fundação Francisco Xavier Kunst, os programas têm como foco a formação e qualificação profissional e a sustentabilidade e cidadania.
Entre as ações voltadas ao treinamento e formação profissional destacam-se a Rede Parceria Social e a Escola Novos Horizontes. A Rede Parceria Social promove a qualificação e a geração de trabalho por intermédio da confecção de artesanato, desenvolvimento de habilidades empreendedoras com foco na sustentabilidade, cuidado com o meio ambiente e o fortalecimento dos conceitos éticos e morais. Já beneficiou diretamente 520 pessoas de 11 entidades.

A sustentabilidade é uma das principais missões da Artecola com base nos pilares, social, ambiental e econômico, que se relacionam com as ações da empresa. A Fundação Francisco Xavier Kunst, criada em 1984, planeja atualmente as políticas de Responsabilidade Social da empresa, com programas voltados especialmente ao público interno e à comunidade.
Com treze unidades industriais e presença em seis países, a empresa trabalha pela sustentabilidade econômica, que busca crescer e gerar receita para todos os públicos envolvidos em seus negócios.


Postado por: Anna Diehl

Design e Comunidades Sustentáveis‏

Franquia de culinária japonesa incentiva ações de sustentabilidade e reciclagem de materiais‏

Alinhada ao pensamento sustentável, a rede de franquias de culinária japonesa Click Sushi promove entre seus franqueados a implantação de ações visando a reciclagem dos resíduos e a sustentabilidade. Cada franquia foi chamada a desenvolver soluções para o melhor aproveitamento dos materiais utilizados e responsável pelo descarte do lixo não reciclado.
A unidade de Campo Grande, comandada pelo engenheiro Ary Eduardo, produziu uma serie de artigos artesanais que usam como matéria-prima os hashis utilizados pelos clientes. As obras foram criadas por Maria Célia Freitas, mãe de Ary e também engenheira civil, que mantém um carinho especial pelo artesanato. Os vasos são produzidos com os hashis e garrafas pet 500 ml, reciclados, além de adesivo plástico artesanal e fita crepe. Já as esteiras de mesa são feitas com os hashis usados e tecido de algodão.
Além dessa ação, o restaurante separa materiais a serem reciclados como garrafas de vidro, latas de refrigerante e caixas de papelão, que são encaminhados para algumas indústrias da região.
Consciente de que somente a mudança de atitude pode contribuir para o futuro do planeta, Ary Eduardo acredita que as soluções encontradas pela unidade acabam gerando reflexos na vida dos funcionários e clientes.

http://www.clicksushi.com.br/

Postado por: Anna Diehl

4 de set. de 2010

AcquaBrasilis é referência no mercado de sistemas para reuso de água e captação de chuva

A empresa oferece serviços desde o projeto até consultoria para certificação ambiental LEED e ACQUA, com redução média do consumo em torno de 30%, colaborando para a preservação do meio ambiente e agregando capital a empreendimentos de todos os portes.
No mercado desde 2001, a AcquaBrasilis surgiu com uma proposta inovadora na época em que a preocupação com o meio ambiente começou a se evidenciar nos projetos empresariais e empreendimentos imobiliários, e se tornando um importante diferencial de compra para os consumidores.
Com tecnologia de ponta desenvolvida na Alemanha e adaptada as necessidades dos projetos nacionais, a AcquaBrasilis se tornou referência no mercado quando os assuntos são: reuso de água, captação de água da chuva, potabilização de águas de mananciais, tratamento para fins não potáveis, como irrigação, em vasos sanitários, lavagem de roupas, carros, etc.
Além disso, a empresa também realiza a preparação de projetos e documentos técnicos exigidos pelos órgãos ambientais estaduais e federais para obras e empreendimentos que necessitem do licenciamento ambiental.
Dedicada a soluções de minimização do consumo de água potável, com forte participação no desenvolvimento de projetos para certificações ambientais, a AcquaBrasilis foi a responsável pelo desenvolvimento de soluções em relação aos quesitos de preservação das águas que garantiu o selo LEED para o empreendimento Eldorado Business Tower, em São Paulo.
“Projetos sustentáveis são considerados hoje muito mais do que um investimento necessário, mas também, ações, produtos e ferramentas que proporcionam economia para os empreendedores e consumidores. Podem significar uma redução da conta de água, em média de, 30% ao mês, dedutível do valor das despesas mensais de condomínio para o consumidor final aliada a um tempo de retorno do capital investido pela construtora, em média de um ano. O baixo consumo de energia para o funcionamento de todo o sistema também é fundamental para garantir a sustentabilidade ambiental do sistema de reuso”, afirma a Engª Sibylle Muller, diretora da AcquaBrasilis e idealizadora da empresa.
A AcquaBrasilis se diferencia das demais empresas do mercado por oferecer não somente o produto final, mas sim o projeto adaptado às necessidades de cada empreendimento, seja de pequeno, médio ou grande porte; a instalação de todo o sistema e manutenção do mesmo; e consultoria no quesito de certificações e normas dos órgãos ambientais, ou seja, serviços completos e de qualidade.
Graças à versatilidade da empresa, que propicia a prestação de serviços completos no âmbito do reuso das águas, a empresa já realizou mais de 95 projetos e atualmente está com outros 65 em andamento por todo o Brasil. Seu portfólio de clientes inclui instituições, como Petrobrás, Gafisa, Camargo Corrêa, Passarelli (Novo Centro Adm. da Refinaria Cubatão - Petrobras), Feller, Tenda, Trisul, Tarjab, General Motors do Brasil, Exto, MB Brookfield, Porte, FW Engenharia, Concrejato, Lucio Engenharia, Sobloco, Tecnisa, Cury, Trisul, Loft, Paula Eduardo, Matec, BKO, BrasilIncorp, Diálogo, CAF, Prefeitura Municipal de Capivari, Rodoanel Mário Covas, entre outros, que traz ainda mais credibilidade à AcquaBrasilis quando o assunto é preservação do meio ambiente.
www.acquabrasilis.com.br.

Unomarketing: Empresas se unem para realização do seminário

Objetivo é a geração de conhecimento e uma nova cultura de valores em comunicação

Foi firmada parceria entre a Sator Eventos e a Report Comunicação para a realização da plataforma Unomarketing, um ambiente de referência para a formação e disseminação da comunicação consciente, de forma a instalar uma nova cultura de valores, construída a partir da troca de informações, experiências, cases e conteúdos.
“A expertise e abrangência da Report no mercado brasileiro fazem dela um pólo único de articulação e geração de conhecimento sobre os novos desafios da comunicação, o que contribuirá para a efetividade do Unomarketing”, explica Paula Faria, idealizadora do projeto e sócia-diretora da Sator, empresa de eventos com a vocação de desenvolver soluções empreendedoras, conscientes e transformadoras.
Para Álvaro Almeida, sócio-diretor da Report Comunicação, pioneira no Brasil na integração do conceito de sustentabilidade à comunicação corporativa, essa associação está alinhada com os valores de inovação, protagonismo e comprometimento da agência, em especial, com a causa da sustentabilidade. “Ao atuarmos em conjunto com a Sator, esperamos ampliar nossos horizontes como geradores de soluções que atendam aos atuais e futuros desafios de comunicação do mercado brasileiro”, afirmou ele.
Unomarketing é um seminário que visa ampliar a consciência dos profissionais de comunicação e marketing com relação ao papel que desempenham na promoção e estímulo das ações socioambientais adotadas pelas empresas. O Unomarketing propõe e valoriza novas ideias para garantir a transparência no processo comunicativo. Realizado pela primeira vez em junho 2009, o projeto resultou também no Portal Unomarketing com notícias, artigos e outros conteúdos relacionados à comunicação consciente.
Os participantes inscritos em agosto terão desconto de 8%. Também foram definidos os palestrantes e a programação do evento, que acontece nos dias 28 e 29 de setembro em São Paulo, na Fecomercio.
Dentre os palestrantes já confirmados estão nomes de peso como José Carlos Duarte (IBM), Ricardo Guimarães (Thymus), Ricardo Voltolini (Ideia Socioambiental), Percival Caropreso (Setor 2 ½), Koann Skrzyniarz (Sustainable Life Media), Fernando Rossetti (GIFE) e Miriam Chaves (Rádio Eldorado).
Para mais informações, acesse o portal: http://www.unomarketing.com.br.
Serviço
Feira e Seminário Unomarketing - Comunicação Consciente
Data: 28 e 29 de setembro de 2010
Horário: das 9h às 19h
Local: Fecomercio (Rua Doutor Plínio Barreto, 285 - São Paulo – SP)