Os altos índices de emissão de carbono e de outros gases de efeito estufa devidos ao estilo de vida do homem contemporâneo provocam efeitos graves no planeta, como as mudanças climáticas. Para estimular a formação de crianças e jovens conscientes de seu papel na preservação da vida e da natureza, Edições SM propõe a reflexão, em sala de aula, sobre a situação de cada cidade ou comunidade com relação a seus níveis de consumo e emissões de CO2. O Concurso Cultural Ano Internacional da Biodiversidade - refletir, agir e preservar! vai premiar os melhores projetos de atividades educacionais voltados à conscientização dos alunos para uma relação mais equilibrada com o ambiente no qual a escola está inserida.
O concurso, que oferece como prêmio viagens para conhecer projetos nacionais de biodiversidade, além de um kit de livros e DVDs sobre o tema, tem inscrições abertas até 15 de novembro. O objetivo é incentivar, valorizar e divulgar experiências educativas que contribuam com o desenvolvimento do senso crítico e do compromisso socioambiental dos alunos, a fim de potencializar o papel da escola como espaço de conscientização e mobilização social. Podem participar professores de qualquer disciplina do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio.
Essa iniciativa faz parte de um projeto maior, a Campanha da Biodiversidade, uma ação que visa reunir e disponibilizar recursos para contribuir com o trabalho de sensibilizar crianças e jovens sobre os problemas ambientais. Foi inspirada na declaração de 2010 como Ano Internacional da Biodiversidade, feita pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Para Edições SM, a atenção voltada ao tema representa uma oportunidade de promover uma reflexão mais ampla a respeito da importância vital da biodiversidade para o bem-estar e para a sobrevivência da espécie humana - e a escola é um espaço essencial para a formação da consciência ambiental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário