Páginas

11 de out. de 2010

Prédio verde da Forluz é o primeiro com certificado Leed em Minas Gerais‏

Construções ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente aceitas. Noções básicas de sustentabilidade já começam a tomar formas concretas em Belo Horizonte. Trata-se do prédio verde da Fundação Forluminas de Seguridade Social (Forluz), cujo projeto é pioneiro ao buscar, junto ao Green Building Council Brasil (GBC Brasil), a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (Leed), o mais importante certificado concedido aos edifícios engajados com o meio ambiente. O prédio, localizado na avenida Barbacena, 1219, no bairro Santo Agostinho, será inaugurado em outubro de 2012.
A maior parte do terreno foi ocupada não pela edificação, mas por uma grande praça aberta para a cidade, o que contribui muito para redução do impacto da construção no entorno. Com 24 pavimentos e 5 subsolos, a implantação foi definida de forma a proporcionar a melhor insolação para o edifício.As fachadas envidraçadas e o tipo de layout proposto (com grandes espaços abertos), permitem que o edifício tenha iluminação natural em 75% de suas áreas, sendo que 90% delas terão acesso visual às paisagens externas.
Outra característica da construção é o grande cuidado com a especificação de materiais, sendo adotados os que apresentam alto índice de conteúdo reciclado, como o cimento; e outros que apresentam baixo índice de compostos orgânicos voláteis.
O sistema hidráulico reutilizará a água dos lavatórios e chuveiros para abastecer a descarga dos vasos sanitários. Reservatórios receberão as águas pluviais e também a água proveniente dos drenos do sistema de ar-condicionado para abastecer o sistema de irrigação e também a própria torre de ar. O mecanismo, aliado à especificação de sistemas de baixo consumo de água, permitirá uma redução do consumo acima de 40%.

ECCOPOSITIVO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário