Páginas

30 de nov. de 2010

Artecola realiza Fórum de Sustentabilidade

Consciente de seu papel rumo a uma sociedade mais sustentável, o Grupo Artecola realizará, entre os dias 6 e 7 de dezembro, o 3° Fórum de Sustentabilidade, na Matriz da empresa, localizada em Campo Bom/RS.
O evento será gratuito e dirigido a clientes, fornecedores, autoridades, gestores e colaboradores da empresa. As atividades abertas ao público estão previstas para o dia 7, das 17h às 20h30min, no Centro Conviver (junto à Matriz, à RS 239, 5801 – Campo Bom). Entre os temas, serão abordados o case de sustentabilidade da Mercur S.A., por João Carlos Vogt, e o trabalho do Grupo de Pesquisa em Modelagem para a Aprendizagem (GMAP), da Unisinos, que apresentará experiências no campo da sustentabilidade.
Entre o dia 6 e a manhã do dia 7, as atividades envolverão prioritariamente o público interno, demonstrando a importância com que o tema da sustentabilidade está sendo tratado nas diversas unidades da Artecola. Entre as ações previstas, estão os diálogos para a sustentabilidade, com debates sobre a estrutura da empresa para o desenvolvimento sustentável estratégico.

Gestão sustentável e práticas ambientais serão temas de webcast da FNQ

A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) vai promover, no dia 2 de dezembro, o último webcast de 2010, com o tema “Gestão sustentável”. Durante o evento, será apresentado o case da fazenda Quinta da Estância Grande, organização reconhecida como destaque em Responsabilidade Social no MPE Brasil 2009 - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequena Empresa. A palestra será feita pelo gerente de relacionamento com o mercado, Rafael Goelzer.
Localizada em Viamão, no Rio Grande do Sul, é a maior fazenda de turismo pedagógico, ecológico e rural do Brasil. Foi também a primeira fazenda de turismo que recebeu a certificação por neutralizar a sua emissão de carbono em função de diversas atividades sustentáveis que desenvolve, como o plantio de árvores.
Fundada em 1992, a empresa investe na preservação e sustentabilidade do meio ambiente natural da região, bem como na minimização dos impactos causados pela atividade turística da fazenda.

Mais informações para imprensa:
Carolina Thomaz
carolina.thomaz@imagemcorporativa.com.br

Supermercados vão reduzir em 40% o uso de sacolas plásticas até 2015

Dando continuidade à sua política de sustentabilidade e incentivo ao consumo consciente, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) anuncia a meta de reduzir em 40% o uso de sacolas plásticas nos supermercados de todo o país até 2015. O objetivo da entidade é atingir 30% de redução até 2013. A iniciativa faz parte do Plano Abras de Ação Sustentável, que engloba diversas ações setoriais, em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e que visam à promoção da sustentabilidade e do consumo consciente. Entre as ações do Plano, além daquelas específicas sobre sacolas, estão o desenvolvimento do Manual de Condutas do Setor e a intensificação da redução do uso de gases que causam o efeito estufa (HCFC).

Sagatiba recebe o Prêmio Von Martius de Sustentabilidade 2010

O “Projeto Bela Ilha”, criado pela Sagatiba, ficou entre as três primeiros colocados, dentre os 111 concorrentes, no Prêmio Von Martius de Sustentabilidade 2010 na categoria Natureza. O projeto visa promover a preservação da biodiversidade do arquipélago de Ilhabela, como também melhorar a qualidade de vida dos moradores das comunidades locais. O prêmio foi entregue dia 25 de novembro, no Club Transatlântico, localizado na Chácara Santo Antonio, em São Paulo.

Foto: http://www.guan.com.br/guan/publicidade_02.html

Casadaárvore comemora um ano de sucesso

A CASADÁRVORE nasceu em setembro de 2009 nos Jardins, com a proposta de vender roupas multimarcas selecionadas e diferenciadas do que se vê no atual cenário infantil. Uma loja que não tem só cara de loja e sim de espaço de brincadeiras, atrai os pequenos para brincar, ler e aprender. O conceito natureza é muito forte, presente em itens eco sustentáveis como as araras e uma casa de boneca feita de bambu encantando os adultos e os pequenos.
Trinta e duas marcas apresentam-se em roupas para o dia a dia, festa, esporte, banho e hora de dormir.
Sempre com brincadeiras de cores e estampas e de preferência de novos estilistas.

Casa D’ Árvore
Alameda Campinas , 1066 , Jardins - São Paulo
(11) 3052 1767

29 de nov. de 2010

Tiojolos aparentes

Os tijolos deixaram de ser apenas mais um componente na construção da estrutura física de um projeto e passaram a integrar o setor de decoração e design. Pensando nisso, a Lepri, empresa especializada em pisos e revestimentos cerâmicos, apresenta o Invechiatto nas cores Nero, Paglia e Rosso, de bordas arredondadas e acabamento envelhecido, em tamanhos que se encaixam no seu projeto. Com uma composição diferenciada, é um produto ecologicamente correto, fabricado a partir da reciclagem de lâmpadas fluorescentes. E as vantagens não param por aí, sua aplicação no ambiente é simples, assim como a manutenção, que dispensa grandes esforços. A baixa absorção de água também é um destaque, quando comparado aos tijolos tradicionais, pois garante a longa durabilidade do produto. A ideia do “tijolo aparente” traz para o ambiente um ar rústico e ao mesmo tempo sofisticado.

Restaura Jeans adere ao Programa Franchising de Baixo Carbono

Reduzir a emissão de gases de efeito estufa é uma das principais preocupações de qualquer empresa que pretenda gerar negócios com responsabilidade social.
A Restaura Jeans, rede que possui mais de 200 lojas e pontos licenciados que oferecem costura, customização, tingimento, lavanderia e tratamento de roupas e couro, viu com bastante simpatia a ideia da AFRAS – Associação Franquia Sustentável, braço social da ABF – Associação Brasileira de Franchising – de reunir um grupo de 15 empresas para desenvolver projetos relacionados ao tema. A empresa aderiu ao grupo, ainda formado por dez marcas, e espera, ansiosa o início dos trabalhos, previsto para janeiro.
O consumidor exigente dá bastante importância a atitudes alinhadas com esse objetivo. Por isso, o Programa Franchising de Baixo Carbono auxiliará no diagnóstico de realidades, mapeamento de públicos e definição de metas, que levarão a transformações com criatividade e inovação.

Obra de ampliaçãoda Comgás é certificada pelo Projeto IT Green

Com o objetivo de integrar algumas áreas estratégicas e reduzir custos operacionais, parte do corpo de funcionários da Comgás na Vila Olímpia, onde está localizado o Centro Operacional da Região Metropolitana de São Paulo, mudou recentemente para o site do Brás. Para isso, a Comgás precisou realizar um novo projeto de ampliação da sua rede de comunicações. A migração não podia interromper os serviços prestados pela companhia. Comgás é uma companhia que prima pela preservação do Meio Ambiente e nisso, também a parceria com a Furukawa dá certo. Cerca de 30 km de cabo CAT.6 retirados do site da Vila Olímpia foram inseridos no Programa IT Green da Furukawa, que aproveita as matérias primas que compõe o cabeamento para reciclagem e uso por outras indústrias. A obra da Comgás recebeu o “Selo Verde” do fabricante. Ao todo, com o reaproveitamento dos 30 km de cabos e acessórios, houve uma redução de extração de 1.4 tonelada de cobre da natureza, 134 toneladas de minério de ferro, 705 kg de outros materiais não recicláveis e uma redução de 13.480 kWh em gastos com energia elétrica, o suficiente para alimentar 90 residências durante um mês.

Vetnil desenvolve ações sustentáveis

Consciente de sua responsabilidade, a Vetnil, um dos cinco maiores laboratórios veterinários do país, adotou uma série de medidas ecologicamente corretas para difundir em seu segmento e envolver empresas do setor à prática de ações sociais, que façam a diferença e melhorem, efetivamente, a vida em sociedade.
Dentre suas ações recentes, a empresa reformulou sua comunicação em feiras e simpósios, com a montagem de estandes feitos a partir de madeira certificada, distribuição de brindes de materiais reciclados, como canetas e sacolas, uso de folhetos de papel-semente – que depois de rasgados e plantados viram árvores – e utilização de uniformes confeccionados a partir de fios de garrafas PET recicladas. Segundo o diretor de marketing da Vetnil, Cristiano de Sá, a intenção é contagiar o setor para que outras empresas adotem ações responsáveis inovadoras, fortalecendo o segmento como um setor atuante e comprometido com a sustentabilidade.

23 de nov. de 2010

Vitrina e Cia faz o Natal Sustentável de 175 lojas Renner em todo o país

Há 04 anos, a Vitrina e Cia, empresa pioneira em visual merchandising no Brasil, é responsável pela decoração de Natal das 175 lojas Renner de todo o país.
Reaproveitar o material utilizado e gerar empregos são as maneiras mais eficientes de colaborar com a sustentabilidade. Desde o primeiro ano com a Vitrina e Cia, o “Galpão Reciclado” da Renner armazena materiais já utilizados que posteriormente, ganham novas propostas.
Para este ano a proposta da Vitrina e Cia para o Natal da Renner fugiu do padrão de materiais aéreos (pendurados) e foi para as colunas, sendo que 40% do material do ano passado foi reaproveitado.
Explorar mais de uma vez o material disponível pode gerar mais mão de obra e investimento do que começar uma produção do zero. O trabalho manual é dobrado e, consequentemente, mais empregos são gerados, surgindo então, um comprometimento com uma ação social.

Gol Ecomotion é eleito o “Carro Verde do Ano”

O Gol Ecomotion foi eleito o “Carro Verde do Ano 2011”, uma das principais categorias do prêmio Carro do Ano, o mais tradicional e disputado da indústria automobilística brasileira, organizado pela revista Autoesporte, da Editora Globo. A premiação ocorreu na noite de quarta-feira, dia 17, em evento realizado no Credicard Hall, na capital paulista. A seleção foi auditorada pela PricewaterhouseCoopers.
A premiação nesta categoria leva em consideração o desempenho da empresa e de seu produto sob o ponto de vista ambiental.

19 de nov. de 2010

Renner abre inscrições para projeto Pescar

A Lojas Renner abre inscrições para o curso de “Atendimento ao cliente” do Projeto Pescar no Rio Grande do Sul. Os candidatos devem se apresentar na Administração da Lojas Renner em Porto Alegre [Avenida Joaquim Porto Villanova, 401] munidos de RG e CPF, entre os dias 22 e 26 de novembro, no período da manhã, às 9h, ou à tarde, às 15h.
O programa de iniciação profissional é voltado para jovens de ambos os sexos com idade entre 16 e 20 anos, pertencentes a famílias de baixa renda, que estão cursando ou já concluíram o Ensino Médio. As aulas serão ministradas a partir de março de 2011 e entre os benefícios oferecidos estão uniforme, material escolar, lanche durante o período das aulas teóricas e inclusão no Programa Jovem Aprendiz com bolsa e carteira assinada. Ao todo são 20 vagas.

ABA realiza Fórum de Sustentabilidade

A ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) realiza, no dia 25 de novembro, às 9h, o IV Fórum de Sustentabilidade. O tema do encontro, que acontece na Sede da entidade, é “Comunicação e Desenvolvimento Sustentável: uma proposta de compromisso das empresas”.
Na ocasião, o Comitê de Melhor Prática de Sustentabilidade da ABA irá propor uma discussão aberta para a construção conjunta de um "Guia de Recomendações para uma Comunicação Sustentável", com base em sete premissas definidas pelos integrantes do Comitê, resultado de uma análise do documento elaborado pela UDA – Union des Annonceurs, a ABA francesa, um compromisso público das empresas com relação a práticas para uma Comunicação Responsável.
O encontro é destinado a Gestores de Marketing, Comunicação, Responsabilidade Social e Sustentabilidade, além de Profissionais de ONGs e consultorias especializadas.

SOS Mata Atlântica Mobile está entre os melhores da WSA-Mobile

A WSA-Mobile envolve oito categorias e conta com representantes de 160 países. No Brasil, Cid Torquato, Coordenador de Relações Institucionais da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, escolheu os cases indicados ao prêmio.
Na categoria m-Environment & Health, a empresa Atope ganhou destaque e concorre através do projeto SOS Mata Atlântica Mobile, que em 2009 espalhou dicas ambientais, por meio de torpedos, para reeducação dos hábitos e conscientização sobre o aquecimento global.
A Fundação SOS Mata Atlântica é uma organização não-governamental com mais de 200 mil filiados contribuintes e tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural da Mata Atlântica, que foi considerada a segunda maior floresta tropical úmida do Brasil e hoje tem apenas 7% da sua área original.

BASF lança hotsite com soluções que contribuem para a sustentabilidade


Para a BASF, contribuir para a sustentabilidade é mais do que uma questão contemporânea. É uma necessidade real presente em seus valores e princípios.
Como forma de materializar e tornar ainda mais perceptível para a sociedade algumas das iniciativas da empresa em prol da inovação e sustentabilidade foi lançado o hotsite www.basf.com.br/nasuavida. A plataforma reúne algumas das soluções da empresa e mostra de que maneira podemos aplicar as práticas no dia a dia.
Nele, é possível navegar por uma residência virtual e verificar como a química está presente no dia a dia das pessoas.

BMW anuncia carro esportivo com tecnologia híbrida

Ele foi a estrela do Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, em 2009, e a estrela do Salão Internacional de São Paulo, em 2010, um carro esportivo com quatro assentos com design carismático, números de desempenho fascinantes e eficiência insuperável, equipado com a tecnologia BMW ActiveHybrid e apresentado sob o nome de BMW Vision EfficientDynamics.
No centro de exposições de Leipzig a BMW está apresentando um veículo com tecnologia completamente pronta para as ruas com base nos estudos do BMW Vision EfficientDynamics. Esta apresentação dará aos representantes da mídia sua primeira oportunidade de descobrir o que é dirigir um carro de 4 assentos, equipado com um sistema híbrido inovador. O estudo do carro-conceito BMW Vision EfficientDynamics representa o futuro do prazer de dirigir.

Reciclar no alvo da moda

Reciclar é a super tendência do momento, todos já sabem. A moda também se preocupa com a reciclagem, e cada vez mais, estão próximas da gente roupas, calçados, acessórios, entre outros feitos de materiais reaproveitados e reaproveitáveis. E além de ser “cool”, o conceito ecologicamente correto vai aparecer cada vez mais nas passarelas do mundo fashion.
Antenadíssimos com a consciência ecológica fashion global e pensando na moda democrática como meio de conscientização para uma melhor qualidade de vida no mundo, a Goóc, na luta à favor da natureza, apresenta para o verão novos produtos para o público feminino, masculino e infantil com sola de pneu reciclado e tecidos naturais.

18 de nov. de 2010

Hotel do Frade em Angra dos Reis lanca projeto Carbono Neutro

Nos dias 13, 14 e 15 de novembro, o Hotel do Frade, em Angra dos Reis, realiza o plantio simbólico de mudas nativas da mata atlântica, dando início às ações de comprometimento socioambiental do Projeto Carbono Zero.
Dando continuidade a essa filosofia e pensando em neutralizar o carbono, o Hotel do Frade plantará 2.700 mudas nativas da mata atlântica, destinadas para áreas de reflorestamento, um bosque de árvores frutíferas nativas como abiu, cajá, cambucá, guabiroba, jabuticaba, pitanga, sapoti e goiaba, entre outras e um bosque de árvores florestais nativas nobre como cedro, jequitibá, jacarandá, jatobá, mogno, pau-ferro, pau-brasil, canela e peroba, entre outras. Estas áreas serão abertas para visitação de hóspedes do hotel e condôminos do Frade Green e do Porto Frade.
Além do plantio, o hotel está comprometido em utilizar aparelhos de menor consumo energético, reduzir e destinar de forma adequada o lixo orgânico, efetuar ajustes mecânicos dos motores dos veículos utilizados pelo hotel e assegurar que a empresa responsável pelos consertos dos equipamentos de refrigeração utilizará máquinas recolhedoras de gás.

Rossi investe em práticas de sustentabilidade

Ao longo dos últimos 30 anos, a Rossi, estabeleceu um compromisso com os projetos de vida de muitos brasileiros. Visando à qualidade de vida e respeitando o meio ambiente em que está alocada, a incorporadora investe cada vez mais em iniciativas alinhadas com a sustentabilidade do planeta Terra, a casa de todos.Em parte de seus empreendimentos, a empresa já tem colocado em prática soluções sustentáveis.Pesquisas são feitas com freqüência para estudar a melhor posição dos edifícios e plantas mais eficazes, facilitando a iluminação e a ventilação natural dos ambientes. Atualmente, até a água da chuva recebe tratamento especial, para que seja reaproveitada na irrigação dos condomínios. As práticas sustentáveis também são estendidas aos proprietários das unidades Rossi. A empresa firmou parceria com ONGs que promovem a integração dos moradores entre si e com o meio em que vivem.
Além disso, em 2010, a Rossi criou internamente um departamento de sustentabilidade

17 de nov. de 2010

Arquiteto do novo estádio Beira-Rio é destaque em Nova York

De 18 e 19 de novembro, os projetos dos estádios brasileiros para a Copa do Mundo de 2014 estarão em destaque na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. No período, será promovido o 2014 Brazil World Cup Architectural Summit, que vai reunir os arquitetos brasileiros envolvidos nos projetos das doze arenas para o Mundial. Organizado pelo AIA (Instituto Americano de Arquitetos), o evento contará com um ciclo de debates sobre temas como tecnologia, urbanismo e sustentabilidade, além de uma exposição sobre os projetos dos estádios do Brasil.

Hypermarcas patrocina 15ª Noite Beneficente Cruz de Malta

Nesta quinta feira, dia 18 de novembro, acontece no Jockey Club de São Paulo a 15ª Noite Beneficente Cruz de Malta. A Hypermarcas, maior companhia de bens de consumo do país é a patrocinadora máster do evento, que tem por objetivo arrecadar os fundos necessários à manutenção das atividades do Centro Assistencial Cruz de Malta. A instituição proporciona atendimento à população carente da zona Sul da Grande São Paulo há mais de 40 anos, envolvendo diariamente 850 crianças e adolescentes; proporcionando-lhes saúde, educação, alimentação e cultura.
Além da maior cota de doação, a empresa oferecerá um dos prêmios da noite: uma viagem de quatro dias, com tudo pago para duas pessoas, no Club Med da Ilha de Itaparica, na Bahia.

Extreme Makeover faz concurso cultural para mobiliar creche

Cristiana Arcangeli, apresentadora do Extreme Makeover Social, e o Instituto Ressoar anunciam um concurso cultural em parceria com a Meu Móvel de Madeira. A iniciativa vai fazer a diferença para dezenas de famílias.
A empresa, que é parceira do programa e foi responsável por mobiliar as cinco creches durante o Extreme Makeover Social, vai presentear mais uma instituição com os móveis necessários. E o mais bacana é que o local será escolhido pelo público.
Para participar, basta acessar o site da loja virtual: www.meumoveldemadeira.com.br e indicar qual creche deseja e justificar, em poucas palavras, por que ela merece receber este prêmio. Cristiana Arcangeli e o Ressoar vão escolher juntos a melhor frase e a instituição eleita receberá um mobiliário completo.

12 de nov. de 2010

Tribunais de Contas se unem pelo Meio Ambiente em Manaus

Em uma iniciativa inédita, os Tribunais de Contas do Brasil estarão reunidos para debater o meio ambiente e com a presença de nomes reconhecidos no Brasil e no exterior. Promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), Tribunal de Contas do Estado do Amazonas e Governo do Amazonas, o I Simpósio Internacional de Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas será realizado de 16 a 19 de novembro em Manaus/AM.
É a primeira vez que órgãos de controle se unem em prol da sustentabilidade ambiental. De acordo com o presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Severiano Costandrade, com a iniciativa, os Tribunais de Contas deixam clara sua preocupação com o meio ambiente. O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, Júlio Pinheiro, comentou que o evento visa à discussão de mecanismos técnico-científicos que possam garantir a sustentabilidade sócio-ambiental com seu efetivo controle.

EDP eleita empresa-modelo de sustentabilidade

A EDP no Brasil, empresa do grupo EDP Energias de Portugal, foi escolhida como uma das 20 empresas-modelo em responsabilidade corporativa, pelo Guia Exame de Sustentabilidade deste ano.
A EDP foi escolhida pelos seus esforços em conjugar as suas práticas de sustentabilidade e inovação. A proposta do programa integrado de inovação, intitulado EDP 2020 rumo à nova era energética, iniciado no final de 2009, visa posicionar a Empresa na linha de frente das iniciativas que configuraräo o novo setor elétrico que teremos na próxima década.
O Programa EDP 2020 traz a proposta de desenvolver e estimular a concepção de novos modelos de negócio em que a tônica é a eficiência no uso dos recursos energéticos e a procura de soluções inteligentes de geração e distribuição de energia limpa. Dentro do escopo de ações, a Companhia inaugurou a primeira rede dedicada de abastecimento de veículos elétricos do País, com a instalação de postos de recarga no Espírito Santo e São Paulo

Corona avança na área de sustentabilidade

A Corona, uma das maiores fabricantes de duchas, torneiras e aquecedores termoplásticos do país está aliando a alta tecnologia que utiliza em todos os seus produtos com o assunto mais discutido do momento: sustentabilidade. O mais recente passo neste sentido foi o lançamento da Ducha Corona Flex, aparelho inédito que funciona tanto como ducha elétrica de alto desempenho, quanto como aparelho complementar para qualquer tipo de aquecedor: solar, a gás ou elétrico. O uso combinado do aquecimento solar e ducha elétrica proporcionam aquecimento imediato da água, o que favorece a redução no consumo.
À medida que o conceito de sustentabilidade começa a ganhar força no mercado, com produtos que reduzem o consumo tanto de energia quanto de água, e o aquecimento solar desponta como uma tendência neste segmento, a ducha FLEX surge como uma nova opção para os consumidores que valorizam a responsabilidade ambiental sem abrir mão de um banho confortável. O sistema FLEX elimina o desperdício de água durante o banho proporcionando uma economia energética de 95%, pois liga automaticamente na entrada de água fria, proporcionando um banho sempre aquecido e agradável, e desliga na entrada de água quente.

Café do Centro modifica embalagens e usa materiais recicláveis

(foto: porto cultura)
O Café do Centro – uma das maiores torrefadora de grãos gourmet e especiais do país –, apresenta ao mercado suas novas embalagens para cafés em sachet e Café Gourmet. Preocupada com a preservação do meio ambiente e pondo em prática a responsabilidade social, todas as embalagens foram repaginadas e cuidadosamente elaboradas com papel reciclado.
Desde o meio desse ano o Café do Centro Gourmet possui o Selo Cafés Sustentáveis do Brasil da ABIC, além de fazer parte do Programa de Qualidade do Café, da mesma entidade. Ambos certificam procedimentos ecologicamente corretos, sustentáveis, econômicos e que considerem os impactos sócioambientais de seus produtos, levando em conta qualidade e características especificas dos grãos como sabor, aroma e corpo.

Pen Drive e Motor Ecológico estão na XII FIMAI

A XII FIMAI e SIMAI - Feira e Seminário Internacional do Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade, considerada a feira mais importante do setor na América Latina, traz aos seus visitantes as grandes novidades e serviços do segmento.
O público poderá conferir, por exemplo, o pen drive de bambu e cinzeiro de bolso, da empresa Eco Side Brindes Ecológicos.
Outra novidade fica por conta do primeiro motor ecológico do mundo: o Keppe Motor, que incorpora uma tecnologia capaz de economizar até 90% no consumo de energia. Diversos protótipos de produtos domésticos, comerciais e industriais estão sendo apresentados ao público para marcar o início da implantação dessa tecnologia revolucionária que substitui de imediato a maioria dos motores elétricos.
http://www.fimai.com.br/

O 3º SBCS termina com apresentação de Carta Aberta ao setor

Depois de dois dias de apresentações, discussões e análises sobre o setor da Construção, o 3º Simpósio da Construção Sustentável (SBCS10\SB10Brazil), promovido pelo Conselho Brasileiro da Construção Sustentável (CBCS), recomenda a adoção imediata de uma série de medidas de simples implantação e eficácia comprovada para redução dos impactos ambientais, a maximização dos benefícios sociais e a melhoria da qualidade das obras. Tudo isso com a participação intensa de agentes púbicos e privados. Essa e outras recomendações fazem parte de uma Carta Aberta, divulgada no dia 9 de novembro, ao final do evento, realizado na Câmara Americana do Comércio (Amcham), em São Paulo. O documento leva em consideração o atual momento econômico e social do Brasil e o seu novo papel de liderança mundial, principalmente no que diz respeito à sustentabilidade.

Boxer oferece cerveja orgânica que apresenta o conceito 'over ice'

A cerveja é classificada como Golden Ale e pertence à Fuller’s, uma das mais antigas e importantes cervejarias do Reino Unido.
A cerveja orgânica Honey Dew é produzida com lúpulo selvagem e cevada cultivada em fazendas orgânicas que não usam pesticidas químicos ou fertilizantes. Com 5% de teor alcoólico, a composição do mel orgânico fino com maltes e lúpulos ingleses, torna esta cerveja maravilhosamente balanceada. Possui leve toque de doçura, apresenta cor dourada e deixa sensação de refrescância no paladar, devido ao orvalho do mel.
A Honey Dew harmoniza com vários tipos de pratos tais como peixes, frutos do mar e até mesmo Spaghetti à Carbonara.
A cerveja Honey Dew deve ser degustada com gelo e um pedaço de limão. O limão aumenta o sabor natural da cerveja criando assim uma bebida indicada para o Verão.

Embalagem verde e premiada


A Mueller, de Santa Catarina, venceu o Prêmio EmbalagemMarca – Grandes Cases de Embalagem 2010 com a nova caixa de seu forno elétrico Sonetto. A embalagem, toda feita em papelão ondulado, dispensa os calços de isopor tradicionalmente usados na proteção de eletrodomésticos. O material (poliestireno expandido) pode até ser reciclado, mas não é biodegradável e por isso ocupa grande espaço nos lixões.
A experiência comprovou que soluções criativas para problemas ambientais também são potenciais geradoras de ganhos para as empresas. Utilizando um sistema inovador de montagem da caixa, que ganhou novos cortes e vincos, a Mueller conseguiu usar as próprias abas da embalagem como calços. Isso possibilitou a diminuição de 40% nos custos de produção e de 10% no volume de cada embalagem, o que deve refletir em ganho logístico, já que os caminhões poderão transportar mais produtos em um mesmo espaço.

Aplicativo Aves do Brasil

BNDES propõe que inovação valorize sustentabilidade ambiental

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, enfatizou nesta sexta-feira, 5 de novembro, a necessidade das inovações tecnológicas promovidas pela indústria brasileira valorizarem a sustentabilidade ambiental. Após participar de reunião com empresários da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), no escritório da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em São Paulo, afirmou que esse será um grande diferencial competitivo do produto brasileiro em relação à maioria dos países concorrentes.
O presidente do BNDES afirmou que dobrar o investimento privado em inovação é um enorme desafio e deve ser encarado como grande prioridade do desenvolvimento do país.

BMW anuncia produção em série de carros esportivos com tecnologia plug-in híbrido

Já é realidade! O BMW Group anunciou em comunicado oficial, a produção de carros de passeio totalmente baseados no conceito de estudo BMW Vision EfficientDynamics.
Para quem está em São Paulo, pode conferir de perto o BMW Vision, exibido pela primeira vez na América Latina no Salão do Automóvel 2010.

Planeta Terra Festival 2010 traz ações de sustentabilidade

O Terra realiza este ano a quarta edição do Planeta Terra Festival, que acontece no dia 20 de novembro, no PlayCenter, em São Paulo, com muita música e diversão, mas também com uma preocupação com o meio ambiente. O público presente, estimado em 20 mil pessoas, será alvo de campanhas de conscientização e ações de sustentabilidade promovidas pelo Terra, em parceria com a ONG Recicleiros (http://www.recicleiros.com.br/), e com a HP, que é a patrocinadora de todas as iniciativas de sustentabilidade do Festival.
Durante as mais de 10 horas de festival, cerca de 30 pessoas da cooperativa “Cooper Viva Bem”, parceira da ONG Recicleiros, irão trabalhar incessantemente na coleta, reciclagem, e gestão de resíduos orgânicos e não orgânicos. A previsão é reciclar 100% dos resíduos.
Para isso, 200 lixeiras de recicláveis e não recicláveis serão espalhadas pelo festival. As bitucas de cigarro também já têm destino: a organização irá distribuir sete mil “bota bitucas”.

10 de nov. de 2010

Prêmio Eco

O Prêmio Eco 2010, em sua 28ª edição, reuniu 82 trabalhos inscritos, desenvolvidos por 67 empresas de todas as regiões do Brasil. Os projetos foram avaliados por um corpo de especialistas e todo o processo de julgamento foi auditado pela BDO Auditores Independentes.
Como nas edições anteriores, houve adesão de empresas de pequeno, médio e grande porte, o que demonstra preocupação com o tema sustentabilidade, hoje na pauta da maioria dos gestores das companhias.

Países alcançam acordo da biodiversidade

Representantes de quase 200 países chegaram a um acordo, no dia 29/10, em Nagoya (Japão), e assinaram um tratado sobre a biodiversidade.
As nações concordaram em reconhecer o direito dos países sobre a sua biodiversidade. Isso significa que países que desejarem explorar a diversidade natural (como plantas, animais ou microorganismos) em territórios que não sejam seus terão de pedir autorização para as nações donas dos recursos.
Se o estudo da fauna e da flora alheia resultar em novos produtos, como fármacos ou cosméticos, os lucros terão de ser repartidos entre quem os desenvolveu e o país de origem do recurso, conforme contrato prévio.
Se houver comunidades que utilizem os recursos genéticos tradicionalmente, como tribos indígenas, elas também terão direito de receber royalties pela exploração comercial da biodiversidade.
As negociações para estabelecer esses pontos sobre o acesso aos recursos genéticos levaram quase 20 anos. Desde a Eco-92, no Rio de Janeiro, temas ligados à biopirataria são discutidos, e os países ricos relutavam em assinar um pacto que garantisse a soberania dos países sobre a sua biodiversidade.
Por isso, o acordo realizado agora, na COP-10 (10ª Conferência das Partes da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica), em Nagoya, foi visto como uma grande vitória brasileira, país dono da maior biodiversidade do mundo e protagonista nas negociações no Japão.

Sistema de Iluminação Natural Solatube

Solatube é o sistema de iluminação natural mais eficiente do mundo. Com sua tecnologia de vanguarda e design revolucionário capta, transmite e difunde a luz solar para dentro de sua casa, escritório, comércio ou indústria, com resultados incríveis.
Projetados para possibilitar que a luz do dia chegue de maneira eficiente aos ambientes internos, os produtos Solatube transmitem a luz por até doze metros sem perda de eficiência, proporcionando luz natural pura e brilhante.
Os produtos Solatube são uma solução real de economia, tanto na redução do consumo de energia elétrica quanto no aumento de durabilidade dos sistemas de iluminação artificial existentes. Mais de um milhão de unidades já foram instaladas no mundo todo com comercialização em 50 países.

Práticas sustentáveis podem gerar maior visibilidade

O assunto do momento, com certeza, são práticas sustentáveis e ações de responsabilidade social. Itens primordiais para o desenvolvimento e modernização da sociedade, que com o passar do tempo foram esquecidos e agora nos vemos obrigados a tomar decisões imediatas para que os recursos naturais do nosso planeta não se esgotem.
Em meio há tantas opções, a melhor alternativa é escolher meios que utilizem o mínimo de recursos naturais, e como alternativa podemos adotar o mobile advertisement, uma mídia nova que está crescendo, e atualmente representa uma boa parte do budget para os anunciantes inovadores.
Locais com pontos de Bluetooth são áreas de interatividade capazes de compartilhar arquivos multimídia – vídeos, ringtones, wallpapers, publicidade – com todas as pessoas que estiverem com o recurso ativado no aparelho celular.
Segundo Saretta, o futuro das campanhas sustentáveis será utilizar o mínimo possível os recursos naturais. Seja para impressão, distribuição ou que tenha um descarte complicado. E, é nesse cenário que surge o mobile marketing para integrar todas as mídias dentro de um aparelho celular.

Volkswagen apresenta o carro mais eficiente em consumo no mundo

A Volkswagen trouxe para o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo a versão conceitual do futuro L1. Totalmente híbrido, este veículo pesa apenas 380 kg, graças à sua carroceria reforçada por fibras de carbono. Com um consumo em percurso misto de 72,4 km/l, este carro extremamente aerodinâmico (Cd = 0,195) apropriado para o uso cotidiano foi criado para ser o automóvel mais eficiente do mundo em consumo de combustível. As emissões do veículo, capaz de alcançar 160 km/h, são de apenas 36 g/km de CO2.

Estação Científica construída pela Marinha do Brasil utiliza o sistema concreto/PVC

Características como durabilidade, alta resistência e versatilidade, são essenciais em produtos que serão utilizados em condições ambientais extremas como exposição a intempéries, ação de maresia, entre outros. Por apresentar todas as características necessárias, além de se adequar à logística disponível, o sistema construtivo concreto/PVC foi o escolhido pela arquiteta Cristina Engel de Alvarez para a construção de uma estação científica na Ilha da Trindade, localizada no Oceano Atlântico a 1.140 quilômetros de Vitória (ES). Trata-se de um sistema constituído por perfis de PVC autoencaixáveis preenchidos com concreto e aço.
A estação científica da Ilha da Trindade tem como principal objetivo abrigar os pesquisadores que realizam trabalhos científicos em diferentes áreas e que devem permanecer na ilha por cerca de dois meses, período no qual os navios da Marinha realizam a troca de equipes. Os pesquisadores são oriundos de vários locais do Brasil e desenvolvem pesquisas principalmente nas áreas de geologia, biologia, oceanografia e ciências atmosféricas. Considerando estas características, a estação foi desenvolvida levando em conta as diferentes necessidades, buscando criar ambientes confortáveis e locais específicos para o desenvolvimento dos trabalhos.

Bastidores da Nova Campanha Institucional da Unilever

O programa mostra os bastidores da nova campanha da Unilever. O novo conceito da Unilever é “Cada Gesto Conta” e o Brasil é o primeiro a comunicar esse modelo de desenvolvimento sustentável defendido pela empresa.
Essa nova campanha vem como um agradecimento às pessoas por usarem os produtos Unilever e mostra a elas que cada vez que um produto é usado, elas estarão fazendo algo em benefício do planeta. Esse gesto multiplicado por milhões de outros gera um impacto positivo e significativo ao meio ambiente.
A campanha conta com cinco filmes, cada um focado em um produto da Unilever: Becel, Comfort, Dove, Lifebuoy e Omo. Quem assina a criação da campanha é Anselmo Ramos, Vice-Presidente de Criação da Agência Ogilvy.
Acesse http://www.avesso.com.br/ e descubra a multiplicação de gestos.

1 de nov. de 2010

3º SBCS – Sustentabilidade nos Negócios e Instrumentos de Mudança

Com o tema Sustentabilidade nos Negócios e Instrumentos de Mudança, o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) realiza nos dias 8 e 9 de novembro, na Câmara Americana do Comércio (Amcham), em São Paulo, o 3° Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável – Sustentabilidade nos Negócios/Sustainable Building 2010 Brazil - Instrumentos de Mudança (SBCS10/SB10 Brazil).
O evento discutirá propostas, estudos e inovações na área de sustentabilidade na construção civil. A agenda envolve quatro painéis, com palestras sobre os temas Sustentabilidade nos Negócios; Otimização de Recursos; Sustentabilidade Habitacional Urbana; e Análise do Ciclo de Vida e Planejamento da Vida Útil como Ferramenta de Projeto.
Também está prevista a apresentação de artigos científicos e a realização de workshops, com trabalhos sobre Medição Individualizada de Água; Emissão de CO2 no Uso da Energia em Atividades Cotidianas; Etiquetagem de Eficiência Energética (Selo Procel Edifica).

Lançamento National Geographic Oceanos