Páginas

30 de out. de 2010

Anhembi utiliza geradores à base de energia limpa no Salão do Automóvel

Dois motogeradores movidos a etanol estão operando no Anhembi Parque durante o Salão do Automóvel, que vai até dia 7 de novembro. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo, por meio da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa de promoção turística e de eventos da cidade que também administra o Anhembi) e Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), juntamente com a Vale Soluções em Energia (VSE) e da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Única).
O etanol é totalmente biodegradável e, na comparação com geradores convencionais, movidos a diesel, a redução nas emissões de gases causadores do efeito estufa é de 68%; a redução de material particulado (fuligem) e de emissão de compostos de enxofre (que provocam a chuva ácida) é de 100%, e a redução de ruído, de 50%.

29 de out. de 2010

Índice de reciclagem de latas de alumínio é o maior da história‏

A Associação Brasileira do Alumínio - ABAL e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade - ABRALATAS informam que o país reciclou 98,2% do total de latas de alumínio para bebidas comercializadas no mercado interno, em 2009. Segundo dados das duas entidades, foram recicladas no ano 14,7 bilhões de embalagens, o correspondente a 40,3 milhões por dia ou 1,7 milhão por hora.
Esse resultado mantém o Brasil na liderança mundial desde 2001. Em 2009, o volume de latas coletado foi 19,9% maior que o registrado em 2008, enquanto as vendas de latas de alumínio para bebidas cresceram 12% no mesmo período.

28 de out. de 2010

Volkswagen ressalta desenvolvimento sustentável no Salão do Automóvel

A Volkswagen está trazendo para o Salão do Automóvel o seu conceito de desenvolvimento sustentável. Uma das atrações será a exposição de uma maquete de sua primeira PCH (Pequena Central Hidrelétrica), que está operando desde março de 2010. Recentemente, a Volkswagen anunciou a construção de sua segunda usina, que terá capacidade instalada de 25,5MW/h, com três turbinas e geração de 22,1 mil toneladas de crédito de carbono por ano.
Somando-se as duas PCHs, a Volkswagen irá contribuir para a geração de cerca de 45 MW e mais de 40 mil toneladas de créditos de carbono. O investimento total das duas usinas foi de R$ 273 milhões.
O conceito de sustentabilidade está presente no próprio DNA da companhia, seja em seus produtos, processos e nas relações da companhia com seus diversos públicos. Prova disso é que “Desenvolver Sustentabilidade como princípio de gestão” é um dos objetivos que figura no Mapa Estratégico da empresa.

27 de out. de 2010

Financiamentos verdes‏

O 3° Simpósio Brasileiro de Construção Sustentável – Sustentabilidade nos Negócios | Sustainable Building 2010 Brazil - Instrumentos de Mudança (SBCS10/SB10 Brazil), que será realizado nos dias 8 e 9 de novembro, reunirá lideranças empresariais, pesquisadores, consultores e especialistas do setor, nacionais e internacionais, como o Superintendente de Risco Socioambiental do Grupo Santander (ABN AMRO – Real), Christopher Wells.
A utilização de critérios sustentáveis no processo de concessão de crédito é uma prática dos grandes bancos do mundo e do Brasil, que assinam os Princípios do Equador, um compromisso que exige que o financiador cheque aspectos socioambientais na construção de projetos novos, como usinas hidrelétricas e termelétricas, portos, novas fabricas e empreendimentos imobiliários.
O banco possui duas áreas que tratam desse assunto: a de Risco Socioambiental, que analisa os possíveis riscos que o projeto pode trazer para o meio ambiente e para a sociedade; e a de Obra Sustentável, que coordena os trabalhos de engajamento com incorporadoras para construir edifícios e condomínios cada vez mais verdes.

25 de out. de 2010

Painel sobre Moda & Ambientação/Amenities Sustentáveis

Flores por todos os lados

Primavera é a estação das flores não apenas nas ruas, mas também em roupas, calçados e principalmente nas bolsas. Elas chegam com tudo e alegram os looks da mulherada que podem ousar e sair do pretinho básico.
Pensando na época mais florida e colorida do ano, a Maria Buzina desenvolveu uma linha de bolsas com estampas, retalhos e pinturas a mão que remetem a primavera. Feitas em Lona de Caminhão recicladas, elas carregam histórias, em cada peça produzida Gabi coloca um estilo moderno, onde o rústico das lonas se mistura com cores e estampas ganhando vida e criatividade a cada nova pincelada, tornando cada bolsa um presente único e exclusivo.

Dog's Care lança ecofraldas estampadas para cães‏

As ecofraldas estampadas são a nova aposta da Dog’s Care. O objetivo foi criar diversas estampas coloridas para tornar mais divertido o uso das fraldas no dia-a-dia e quebrar o paradigma de que fraldas só devem ser usadas em períodos de cio ou quando o cachorrinho está doente. Com esta nova opção, fica mais fácil diversificar e desfilar com o pet com diferentes modelos, inclusive seguindo as tendências de moda para adultos. A Dog’s Care se preocupa com o meio ambiente e desenvolve produtos de plástico 100% oxi-biodegradáveis. Enquanto fraldas normais demorariam mais de 6000 meses para se decompor, as ecofraldas Dog’s Care demoram apenas 18 meses.

Veículo elétrico da CPFL Energia passa a realizar entregas para os Correios em Campinas‏

Foi assinado um contrato de comodato entre a CPFL Energia e a Empresa de Correios e Telégrafos para a utilização de veículo elétrico na entrega de Sedex em Campinas (SP). A parceria é uma das primeiras iniciativas do gênero no país e coloca as duas empresas na dianteira de soluções sustentáveis na prestação de serviços.
O veículo utilitário Aris, fabricado especialmente para a CPFL Energia pela Edra Automotores, será testado pelos Correios por um período de até seis meses. Ele percorrerá, diariamente, cerca de 70 quilômetros pelas ruas e avenidas do bairro Taquaral, um dos mais populosos de Campinas, entregando, em média, 200 documentos Sedex. Um motorista especialmente escolhido pelos Correios passou por treinamentos para que pudesse dirigir com total segurança e autonomia. Ele será o único condutor do Aris durante o período de comodato. O carregamento, em tomada comum, será feito duas vezes ao dia.

Henkel apresenta visão para o Consumo Sustentável inovador em 2050

A Henkel, fabricante das marcas Super Bonder, Pritt, Cascola, Loctite, Bonderite, Liofol e Schwarzkopf entre outras, acaba de apresentar na Itália, o Visão 2050, um estudo que envolveu 29 empresas durante 18 meses e que estabelece um caminho que conduz a uma população global de cerca de 9 bilhões de pessoas vivendo bem, dentro dos limites dos recursos do planeta em 2050. Vinte e nove empresas reuniram-se para repensar os papéis que o negócio deve desempenhar nas próximas décadas para fazer com que a sociedade caminhe para tornar-se sustentável.
A Henkel agrupou desafios de sustentabilidade em cinco áreas focais, por meio das quais a empresa também pode acompanhar os principais impactos de suas ações: energia e clima; água e resíduos; segurança e saúde; progresso social; materiais e clima.

21 de out. de 2010

Grupo Artecola aposta na sustentabilidade para construção civil

Ao mesmo tempo em que foca na sustentabilidade, a Artecola detém uma trajetória marcada pela inovação. E é da união destes dois princípios que são desenvolvidos novos produtos, caracterizados como inovações ecoeficientes, que reduzem de maneira eficaz o impacto ao meio ambiente.
Exemplos de inovações com este conceito são facilmente encontrados no portfólio do Grupo Artecola. Um deles é o AFIX Adesivo Spray de Alta Resistência, lançado recentemente para aplicação na colagem de pisos vinílicos, e revestimentos de parede.
A primeira vantagem está na substituição da argamassa por um adesivo produzido à base d´água, no caso, o adesivo AFIX. E a segunda vantagem está na redução da geração de resíduos sólidos, uma vez que o adesivo spray não gera resíduos em seu uso.Outra inovação ecoeficiente é o conceito ECOFIBRA, que ganha nova linha de produtos, além das divisórias e revestimentos já existentes. Agora está sendo lançado o Forro Ecofibra - produzido pela MVC, empresa do Grupo Artecola - para o acabamento superior interno de ambientes.

Swissport aprimora processos ambientais

A Swissport Brasil, prestadora de serviços aeroportuários de origem suíça, presente em 176 aeroportos no mundo, 13 só no Brasil, conquistou o Selo Verde IQA-CESVI para o seu Centro de Manutenção e reparo de equipamentos e veículos, do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, SP. Com isso, a empresa é a primeira de handling a conquistar a certificação ambiental do IQA-CESVI nos processos de reparo e descarte, em atendimento à legislação vigente.
Para conquistar a certificação, a Swissport investiu em cabine de pintura com filtro que impede a liberação na atmosfera de materiais tóxicos provenientes da tinta.
A Swissport também adequou o local para armazenagem de materiais inflamáveis e poluentes, como óleo lubrificante, aditivo, combustível, com área de contenção em casos de vazamentos.Outra mudança significativa foi no processo de limpeza de equipamentos e peças, antes realizada com querosene e sabão alcalino. Hoje, a operação é feita com produtos biodegradáveis, como desengraxante sintético a base de água, que não agridem o meio ambiente e a saúde do funcionário.

20 de out. de 2010

Fundação Sustentável We Are Water

O Grupo Roca, líder nacional em louças sanitárias e líder mundial em produtos para sala de banho, lança mundialmente a Fundação We Are Water, que tem como objetivo diminuir os efeitos negativos da escassez de água no planeta. A We Are Water pretende ajudar Ong’s e instituições que tenham como objetivo estabelecer a consciência ambiental na população mundial, sensibilizar para a importância da água e incentivar projetos ambientais em localidades onde a escassez de água seja uma realidade.
Segundo relatório de 2008, da Organização das Nações Unidas, aproximadamente 13% da população mundial, cerca de 800 milhões de pessoas, não têm acesso à alimentos suficientes para levar uma vida saudável e produtiva, devido à falta de água para agricultura e pecuária. O relatório demonstra também que 1,1 bilhões de pessoas não têm acesso ao fornecimento de água adequado e que 2,5 bilhões não dispõem de saneamento básico.
Fundação We Are Water nasce com dois objetivos fundamentais. O primeiro é sensibilizar e estimular a reflexão da opinião pública e as instituições sobre a necessidade de gerar uma nova cultura em torno da água. O segundo é a realização de ações diversas para diminuir os efeitos negativos da falta de recursos hídricos adequados.
Além disso a empresa tem  projeto EcoRoca que garante o reaproveitamento de 100% dos recursos durante o processo produtivo, além de otimização e melhorias que reduzem significativamente os impactos ambientais. Para isso, foram definidos quatro pilares de atuação: Energia, Resíduos Sólidos, Água e Ambiental.

Osram Case Hotel Windsor

O objetivo da reforma do tradicional hotel Le Mèridien, no Rio de Janeiro, uma das cidades turísticas mais famosas do mundo, era o de transformá-lo em um novo hotel da rede Windsor, de acordo com as práticas de sustentabilidade mais eficientes utilizadas em projetos de engenharia, como a diminuição do consumo de recursos naturais.
Com inauguração prevista para dezembro deste ano, o novo hotel recebeu o nome Windsor Atlântica e será referência em sustentabilidade no segmento hoteleiro.
O principal diferencial considerado durante a elaboração do projeto luminotécnico do hotel Windsor Atlântica foi a utilização de produtos que proporcionassem a quantidade de luz adequada, mas que também proporcionassem significativa redução no consumo de energia elétrica e a diminuição de custos com manutenção.
Assim, a solução foi substituir as lâmpadas fluorescentes comuns pelos eficientes lampLEDs (diodos emissores de luz em formato de lâmpadas convencionais. Essa tecnologia é capaz de reduzir o consumo de energia elétrica em até 80%.
Entre os produtos disponíveis no mercado brasileiro, o novo lampLED PARATHOM® 8W da OSRAM se mostrou a melhor opção e mais de 7.000 unidades foram utilizadas.

Fórum Internacional Ecotech 2010‏

Importantes nomes internacionais e do Brasil já confirmaram presença e participação, como palestrantes, da quinta edição do EcoTech, o maior evento do país nas áreas de Arquitetura e Construção Sustentável. Dando continuidade ao sucesso, excelência dos debates, troca de experiências e geração de conhecimento alcançados anteriormente, o EcoTech 2010 traz como tema principal “Desafios e Tendências para uma Arquitetura Sustentável: Materiais e Energia”. O Fórum, organizado pela Academia de Engenharia e Arquitetura (AEA) e pela Arqpress, será realizado no NOVOTEL Jaraguá SP Conventions, no Centro de São Paulo.
O EcoTech 2010 vai colocar em pauta questões diretamente ligadas à Sustentabilidade, analisada sob o ponto de vista da melhoria da eficiência energética das edificações e na definição de critérios que estejam focados na especificação de materiais utilizados na construção que atinjam um novo patamar de qualidade.

Especialista fala sobre crescimento sustentável nas grandes cidades

A questão da Sustentabilidade Habitacional Urbana é um dos destaques do III Simpósio Brasileiro da Construção Sustentável (SBCS10), evento promovido pelo Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), que ocorre nos dias 08 e 09 de novembro, na sede da Amcham, em São Paulo. Tema do painel que terá como participante o especialista Alex Abiko, da Escola Politécnica de São Paulo, o assunto será tratado do ponto de vista das propostas para o desenvolvimento de projetos urbanos, recuperação de locais degradados, urbanização de favelas e infraestrutura nas cidades. O painel será realizado no dia 09 de novembro, a partir das 14 horas. Durante o simpósio, também serão discutidos o gerenciamento de recursos, eficiência energética, uso racional de materiais, pesquisa de materiais alternativos, avaliação e redução de impacto ambiental nas obras, inovações tecnológicas e utilização de recursos naturais na iluminação.

19 de out. de 2010

18 de out. de 2010

É atestada primeira certificação AQUA para empreendimento comercial

A Fundação Vanzolini, maior certificadora nacional concedeu a primeira certificação AQUA (Alta Qualidade Ambiental) para um empreendimento comercial da região Norte-Nordeste do Brasil, o Syene Corporate. Nesta primeira fase, Programa, o certificado foi aprovado com base no comprometimento do empreendedor com as questões ambientais, sistema de gestão da empresa e do empreendimento, definição do programa com soluções técnicas que visam atingir o menor impacto ambiental possível, privilegiando o bem-estar e a saúde dos usuários. Isso significa que o projeto já nasceu visando o menor impacto ambiental em sua construção, o que também reduzirá os seus gastos futuramente na fase de operação, em relação ao consumo de água e energia.
A certificação se baseia em 14 critérios de sustentabilidade divididos em quatro fases: eco-construção, eco-gestão, conforto e saúde.
Isso abrange a avaliação de um empreendimento nas fases de Programa, Concepção, Construção e fase de uso dos empreendimentos, sejam eles residenciais, comerciais, complexos esportivos e arenas, ou destinados à habitação popular.
Informações: www.processoaqua.com.br

Brindes ecológicos são nova tendência no meio corporativo

No último trimestre do ano, o mercado de brindes corporativos fica aquecido por causa da demanda das empresas que estão em busca de opções para presentear os seus empregados, parceiros e clientes.
Uma linha que deve fazer sucesso em 2010 é a dos brindes ecológicos. São agendas personalizadas, canetas, cadernos, blocos de anotações, calculadoras, camisetas, mochilas, sacolas, bonés e até mesmo pen drives feits com plástico reciclado.
Investir em presentes sustentáveis é mais vantajoso do que procurar a opções tradicionais pois os brindes ecológicos nem sempre são mais caros do que os comuns; se são, a diferença de preços é muito pequena e o retorno desse investimento compensa em termos de visibilidade.
Segundo as empresas a entrega dos mimos corporativos serve para fidelizar clientes, agradecer fornecedores e valorizar a prestação de serviços dos funcionários da empresa.
Para mais informações acesse: http://www.linkportal.com.br/

Caixotaria de comunidade carioca é palco de editorial de moda

A edição especial inédita sobre sustentabilidade da revista lounge* de outubro, traz um editorial de moda engajado. As fotos, tiradas por Daniel Benassi, aconteceram no setor do Ceasa do Rio de Janeiro em que há o remanejamento de caixotes, localizado no meio das comunidades cariocas: Para Pedro, Jorge Turco e Amarelinho. O espaço é também local de trabalho de muitos moradores dessas regiões e uma iniciativa social que gera emprego para muitas famílias.
O tema será Encaixotando Helena que realça a escolha dos caixotes como pano de fundo para mostrar roupas de primavera-verão. Os looks serão apresentados pela modelo Bruna Loureiro, da agência 40 Graus. Além disso, a equipe contará com a participação de renomados profissionais como o hair/makestylist, Matheus Pasticchi e styling de Alexandre Schnabl.

13 de out. de 2010

Mostra Internacional de Ciência na TV - Ver Ciência 2010

Dentre as produções apresentadas está "Quantas pessoas podem viver na Terra?"

Entre os dias 19 e 24 de outubro, a cidade de São Paulo recebe mais uma vez a Mostra Internacional de Ciência na TV - Ver Ciência, uma seleção de programas de televisão nacionais e estrangeiros, com foco nos avanços do conhecimento científico e tecnológico. Nesta edição, predominam produções sobre Desenvolvimento Sustentável e Biodiversidade.
Com entrada gratuita e classificação livre, a Mostra Ver Ciência acontece simultaneamente no Rio de Janeiro, Brasília, Vitória, Olinda, Recife e em outras cidades e regiões do Brasil, em instituições participantes da SNCT, sob a coordenação do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Com objetivo principal de disseminar o conhecimento e a cultura científica pela televisão, o Projeto Ver Ciência seleciona, desde 1994, programas do Brasil e de outros países para mostras anuais. São produções de variados formatos, linguagens e estilos, como documentários, reportagens, dramatizações ("docudramas") e programas voltados para o público infanto-juvenil.

Ver Ciência 2010/16ª Mostra Internacional de Ciência na TV
Quando: de 19 a 24 de outubro
Entrada: gratuita
Classificação: 14 anos
Mais informações: http://www.verciencia.com.br/  

11 de out. de 2010

Prédio verde da Forluz é o primeiro com certificado Leed em Minas Gerais‏

Construções ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente aceitas. Noções básicas de sustentabilidade já começam a tomar formas concretas em Belo Horizonte. Trata-se do prédio verde da Fundação Forluminas de Seguridade Social (Forluz), cujo projeto é pioneiro ao buscar, junto ao Green Building Council Brasil (GBC Brasil), a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (Leed), o mais importante certificado concedido aos edifícios engajados com o meio ambiente. O prédio, localizado na avenida Barbacena, 1219, no bairro Santo Agostinho, será inaugurado em outubro de 2012.
A maior parte do terreno foi ocupada não pela edificação, mas por uma grande praça aberta para a cidade, o que contribui muito para redução do impacto da construção no entorno. Com 24 pavimentos e 5 subsolos, a implantação foi definida de forma a proporcionar a melhor insolação para o edifício.As fachadas envidraçadas e o tipo de layout proposto (com grandes espaços abertos), permitem que o edifício tenha iluminação natural em 75% de suas áreas, sendo que 90% delas terão acesso visual às paisagens externas.
Outra característica da construção é o grande cuidado com a especificação de materiais, sendo adotados os que apresentam alto índice de conteúdo reciclado, como o cimento; e outros que apresentam baixo índice de compostos orgânicos voláteis.
O sistema hidráulico reutilizará a água dos lavatórios e chuveiros para abastecer a descarga dos vasos sanitários. Reservatórios receberão as águas pluviais e também a água proveniente dos drenos do sistema de ar-condicionado para abastecer o sistema de irrigação e também a própria torre de ar. O mecanismo, aliado à especificação de sistemas de baixo consumo de água, permitirá uma redução do consumo acima de 40%.

ECCOPOSITIVO!!!

Dia da Engenharia Alemã

A VDI-Brasil (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha), em parceria com a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) e a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, promove a 2ª Edição do Dia da Engenharia Alemã, no próximo dia 21 de outubro, no Club Transatlântico, em São Paulo. O evento abre espaço para apresentar exemplos da contribuição alemã no desenvolvimento sustentável do Brasil e traz em especial inovações que impulsionam o mercado atual em diversas áreas.
O Dia da Engenharia Alemã terá um programa diversificado de palestras, apresentações e exposições com a participação de grandes empresas de origem alemã, como Volkswagen, Henkel, Voith, Siemens, Zeiss, HDI, Mercedes-Benz, Draeger, Evonik, TÜV Rheinland, Grob e Bayer.
Entre os temas que serão abordados durante o evento, destacam-se: "Tecnologias inovativas – a fabricação ecológica de papel e celulose", "Eficiência energética e sustentabilidade na construção civil".

Baxter é eleita a empresa de saúde mais sustentável pela Down Jones‏

A Baxter International acaba de receber os títulos de Indústria de produtos médicos mais sustentável da América do Norte e do mundo pela Down Jones –Dow Jones Sustainability North American Index e Medical Products Industry Leader da Dow Jones Sustainability World Index (DJSI World). Este é o 12 º ano consecutivo que a empresa é reconhecida pelo DJSI World, sendo a 9ª vez em que a Baxter é nomeada como a empresa de saúde mais sustentável, desde a criação do índice, em 1999. O prêmio considera os líderes de sustentabilidade de cada setor em nível global e regional.
A nomeação da Baxter como primeira colocada do setor de saúde levou em consideração seu desempenho em áreas como bioética, código de conduta, atração e retenção de talentos e prestação de contas nos campos social e meio ambiente.

Suzano Papel e Celulose obteve mais um reconhecimento

A Suzano Papel e Celulose obteve o reconhecimento de mais uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). A área, com 302,7 hectares de extensão integra a Fazenda Entre Rios, localizada entre os municípios de Angatuba e Bofete, no interior de São Paulo, e passará a ser considerada unidade de conservação privada, dedicada a preservar os ambientes naturais e a biodiversidade, em caráter perpétuo. Sua criação é um ato voluntário do proprietário, que decide transformar seu terreno, ou de parte dele, em uma RPPN, sem que isto ocasione perda do direito de propriedade, mas para obter a classificação, as áreas devem ter um alto valor de conservação por sua riqueza biológica.
A RPPN é também uma das principais chancelas que uma reserva privada pode alcançar e reforça o compromisso da empresa em contribuir para a restauração de um dos biomas mais degradados do território brasileiro.
Deverá ainda ser reconhecida como RPPN uma área mantida pela empresa às margens do Rio Mucuri, na Bahia, com cerca de 1,1 mil hectares de extensão. Nela, o inventário de mamíferos identificou 31 espécies, das quais sete são consideradas ameaçadas de extinção.

10 de out. de 2010

Coberturas duráveis, com galvanização

Estrutura metálica irá cobrir todos os assentos do estádio Beira-Rio. 

Considerando todos os grandes avanços ocorridos no planeta nos últimos 300 anos, muitos se perguntam que tipo de progresso o século 21 realizará. Se a primeira década for indicativa dessa nova tendência, pode-se afirmar que a próxima revolução será o desenvolvimento sustentável de nossa sociedade.
Não é por acaso que a Fifa definiu que a Copa do Mundo de Futebol, a ser realizada no Brasil em 2014, deverá perseguir o que chamou de “Green Goals”, ou seja, metas verdes. Isso é uma clara alusão à desejada sustentabilidade nas obras dos estádios. Essa diretriz foi acatada pelos escritórios de arquitetura autores dos projetos dos estádios brasileiros para a Copa 2014.
Dos 12 estádios brasileiros que sediarão jogos do campeonato mundial de futebol, ao menos sete deles prevêem a utilização de estruturas metálicas - especialmente em suas coberturas. Em outras palavras, a maior parte dessas arenas contará com o aço, exposto, como elemento estrutural.
A questão é: como proteger tais estruturas, de forma também sustentável?
A galvanização a quente tem sido utilizada na proteção do aço há mais de 150 anos. Ela tem a vantagem de garantir, por décadas, a integridade da estrutura, não exigindo manutenção. É, possivelmente, o processo mais ecológico de prevenção contra a corrosão; o zinco é indispensável à vida dos seres humanos, animais e plantas. Outra vantagem é que o zinco, oriundo de componentes galvanizados – assim como o aço – pode ser reciclado indefinidamente.

Suzano Papel e Celulose cria Comitê de Sustentabilidade‏

A Suzano Papel e Celulose criará, nas próximas semanas, o Comitê Suzano de Sustentabilidade, estrutura que terá a participação de lideranças internas e externas, com forte envolvimento e conhecimento sobre o tema. Para tanto, a empresa contratou Lineu Siqueira Júnior, que em outubro assume o cargo de Consultor Executivo Sênior, reportando-se à Unidade de Negócio Florestal. A chegada do executivo faz parte do plano de crescimento da companhia, que vai posicionar a Suzano como uma das maiores empresas de base florestal do mundo.
Com 35 anos de experiência na área de Meio Ambiente, Lineu assumirá a presidência do Comitê Suzano de Sustentabilidade, que terá, entre suas missões: legitimar as ações socioambientais da Suzano, incorporando novas idéias e conceitos; participar da construção e atualização do Plano Diretor de Sustentabilidade, e orientar a implementação de práticas sustentáveis nos negócios, sempre em integração com as ações e as estratégias da empresa .

Cromex lança mundialmente os masterbatches

A Cromex, empresa líder no mercado brasileiro de masterbatches, fará o lançamento mundial de suas linhas voltadas aos plásticos com características de sustentabilidade, durante a Feira K 2010, que acontecerá na Alemanha, entre os dias 27 de outubro e 03 novembro.
A empresa, que exporta para mais de 60 países, vai mostrar na maior feira mundial da cadeia do plástico, suas novas linhas de compostos de cores e aditivos desenvolvidas para os plásticos feitos com o polietileno (PE) Verde, de fonte renovável, e com as resinas biodegradáveis à base de ácido poliláctico (PLA), derivado de plantas.
O objetivo com esses lançamentos é atender os mercados, como a indústria automobilística, de brinquedos, cosméticos e higiene pessoal, embalagens, entre outras.
E, ainda na linha sustentável, a Cromex levará para ao evento produtos desenvolvidos para melhorarem a reciclagem, como os aditivos que eliminam a água residual, o que facilita o processo.

Revista Lounge apresenta projetos “verdes” e inovadores de moda

A edição especial inédita sobre sustentabilidade da revista lounge* desse mês, que será impressa em papel de plástico 100% reciclado e impermeável, mostrará diferentes projetos “verdes” de moda. Você vai conhecer uma loja em São Paulo que recicla o seu visual. Lá você se desfaz das peças que não usa mais e pode comprar outras por preços menores. Elas passam por processos rigorosos de avaliação para serem aceitas e se recusadas, são devolvidas aos donos, que são conscientizados a doar para a instituição de caridade.
Ainda na seção MODA, você ficará sabendo mais sobre o projeto Setembro Verde, da Galeria Mundo Mix, com curadoria da designer Chiara Gadaleta, do projeto Ser Sustentável com Estilo. Trata-se de um espaço exclusivo para produtos de moda sustentáveis. Além disso, outra atração é um bate papo exclusivo com a jornalista de moda engajada em sustentabilidade, Lilian Pacce, que fala sobre moda e as “Ecobags”, um projeto de sua autoria, e de outras iniciativas.

8 de out. de 2010

Febraran faz consulta pública de indicadores de sustentabilidade‏

A FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos acaba de abrir para consulta pública uma proposta de indicadores de sustentabilidade para instituições financeiras. “Pioneira no Brasil, essa iniciativa é o primeiro passo no sentido de construir e implementar uma agenda comum de sustentabilidade no setor financeiro”, diz Mário Sérgio Vasconcelos, diretor de Relações Institucionais da FEBRABAN.
O objetivo é colher críticas e sugestões que contribuam para a forma final da matriz de indicadores. A atual proposta foi desenhada a partir de discussões da FEBRABAN com representantes do Ministério do Meio Ambiente, organizações não governamentais e bancos. As opiniões poderão ser dadas pelo hotsite www.febraban.org.br/protocoloverde, que ficará no ar até 7 de novembro de 2010.

Rede de hotéis Ibis reafirma compromisso com a AlfaSol‏

No dia 12 de outubro, a rede ibis de hotelaria promoverá uma ação solidária em todo o Brasil. A iniciativa visa incentivar a arrecadação de recursos para doação a respeitadas organizações sociais, dentre elas a AlfaSol.
Com a participação de funcionários, hóspedes e do público em geral, a renda dos cafés da manhã em todas as unidades de hotéis Ibis do País será revertida integralmente para a Campanha Adote um Aluno. “O trabalho conjunto com o Ibis fortalece a crença da AlfaSol de que a parceria entre os diferentes setores da sociedade são indispensáveis para o desenvolvimento social do País. E é com base na ação articulada entre empresas, governos, pessoas físicas e Instituições de Ensino Superior (IES) que concentramos nossas ações para a redução das desigualdades e desenvolvimento das localidades nas quais estamos presentes”, afirma a superintendente executiva da AlfaSol, Regina Célia Esteves de Siqueira.
A ação conjunta entre a marca Ibis e a AlfaSol já alcançou 2.500 alunos adotados. Desde sua criação até o final de 2009, a Campanha Adote um Aluno acumulou 33.799 colaboradores que proporcionaram o atendimento a 260.956 alunos em 22 municípios brasileiros.

Projeto Pecuária Sustentável discutiu soluções para a atividade

O grupo composto pelos principais gestores da cadeia produtiva de proteína animal no Brasil iniciou oficialmente ontem as atividades do Projeto Pecuária Sustentável, que pretende discutir e aplicar soluções que visem a sustentabilidade da Pecuária no país. A iniciativa, que é coordenada pelo PENSA (Centro de Conhecimento em Agronegócios da USP) e conta com representantes da comunidade científica, de empresas privadas, do governo, de bancos e de ONGs surgiu a partir de um cenário em que a necessidade de aumento da produção de alimentos e os desafios da mudança climática geram uma pressão cada vez maior por inovações tecnológicas que atendam à demanda por proteína animal e, ao mesmo tempo, reduzam drasticamente o impacto ambiental da produção. O projeto está apoiado em três pilares: tecnologia, financiamento e disseminação.
“Já realizamos dois debates e discutimos os principais tópicos relacionados ao tema, incluindo aí os desafios de implementação e disseminação. Qualificação do pecuarista, manejo de pastagens, gestão de crédito, adequação à regulamentação ambiental e políticas públicas para o setor foram alguns dos tópicos que abordamos”, conta Samuel Giordano, pesquisador sênior do PENSA.
O resultado desses debates foi discutido no Fórum de Sustentabilidade na Pecuária, que aconteceu no dia 7 de outubro em São Paulo. O objetivo foi validar ações prioritárias, bem como discutir os desafios de implementação que servirão de guia e referência para desenvolvimento de projetos focados na sustentabilidade da pecuária brasileira.

Sistema Unimed ultrapassa R$ 1 bilhão em investimentos


A Unimed investiu R$ 1,007 bilhão em projetos socioambientais em 2009, 7,2% acima do registrado no balanço social consolidado do ano anterior. Deste total, 15% (R$ 151 milhões) foram destinados à compra de produtos e serviços de cooperativas fora do Sistema, e estimularam o desenvolvimento local e a geração de renda para pequenos produtores. Isto representou 77% de todo investimento social externo em 2009, de R$ 196 milhões.
O investimento interno somou R$ 811 milhões ­– R$ 481 milhões aos cooperados e R$ 329 milhões para colaboradores, considerando benefícios como alimentação, saúde, educação, lazer e cultura, seguro de vida e previdência privada.
Projetos ligados ao meio ambiente, inclusão social, saúde, educação, qualificação profissional, esporte, cultura, ações sociais e filantrópicas receberam R$ 45 milhões. As iniciativas beneficiaram mais de dois milhões de pessoas –21% a mais do que em 2008.
Mesmo abrangendo ao menos um semestre de crise econômico-financeira, houve crescimento de 13% dos investimentos em ações de prevenção e promoção da saúde, e de 7,5% em projetos ambientais.
O balanço social consolida as ações de 225 Unimeds (60% das cooperativas da marca), que respondem por 77% dos 16 milhões dos clientes Unimed, e detêm 85% dos 109 mil médicos cooperados.

5 de out. de 2010

Goóc: a reciclagem de pneus está na moda

Na luta em favor à natureza, os pneus inservíveis aparecem como grandes vilões. Assim como a frota de carros das grandes cidades aumenta diariamente, também cresce o número de pneus descartados no meio ambiente.
Os pneus velhos representam um grande perigo: geram resíduos prejudiciais, demoram um longo tempo para se decompor (até 240 anos), são um dos focos do mosquito da dengue devido ao acúmulo de água; sem falar na combustão de pneus que é altamente tóxica.
Porém, você sabia que é possível transformar esse problema em moda? É esse o trabalho da Goóc, a primeira empresa a reciclar pneus para desenvolver calçados com um design moderno e despojado. Presente no país desde 2004, a Goóc já reciclou cerca de 2,5 milhões de pneus inservíveis.
Um exemplo dessa “arte feita com pneus” é a linha La Vie de sandálias ecológicas femininas que a Goóc criou para o verão 2011. Disponíveis nas cores rosa, roxo, verde e branco, além de belas, também são confortáveis e leves, pois pesam aproximadamente 100g. A Goóc também oferece sandálias masculinas e infantis com sola de pneu reciclado.
Para ter idéia da importância deste trabalho, se cada brasileiro – ao total 183,9 milhões de habitantes – adquirir um par de sandálias de pneu reciclado, teremos eliminado em dois anos cerca de 35 milhões de pneus - já que com cada pneu é possível fazer em média 5 sandálias. Este é o desafio da Goóc no Brasil.

http://www.gooc.com.br/

Brasil sediará a Conferência 2010 do ITMF

O evento, o maior fórum internacional de debates relativos ao setor têxtil, que acontecerá em São Paulo, terá como tema “Conformidade, Sustentabilidade e Rentabilidade".

Será que é possível para as indústrias do setor têxtil e de confecção estarem em conformidade, serem sustentáveis e, ainda por cima, rentáveis em seu segmento? Este é o tema que norteará o maior fórum internacional relativo ao setor têxtil: a Conferência do International Textile Manufacturers Federation (ITMF), edição de 2010, que, pela terceira vez, acontece no Brasil. A primeira vez que o país sediou este evento foi em 1922 e a segunda em 1994.
O ITMF 2010, que acontecerá de 17 a 19 de outubro próximos, tem tamanha relevância para o setor que Aguinaldo Diniz Filho, presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) a definiu como “um momento único onde os maiores players do setor mundial estarão juntos com as pequenas e microempresas brasileiras, discutindo as perspectivas para os próximos anos”.
A Conferência ITMF é uma etapa fundamental da evolução do setor têxtil, pois promove a integração de representantes mundiais de todos os elos da cadeia têxtil e de confecção. A previsão é de que cerca de 350 delegados de várias partes do Brasil e do mundo participem da edição de 2010.
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) é co-responsável pela realização e coordenação do evento em 2010, juntamente com a diretoria do ITMF.

4 de out. de 2010

Revista Lounge mostra veleiro construído com 12 mil garrafas pet‏

A edição especial 44 lounge* Sustentável, que será impressa em matéria-prima reciclável inédita e exclusiva em todo o mundo, traz a história de David Rothschild, idealizador do "Plastik", o veleiro de garrafas pet, que começou uma jornada de São Francisco, nos EUA, até Sidney, na Austrália com o objetivo de incentivar a redução, reciclagem e reutilização dos recursos naturais do planeta.

Completar um percurso marítimo a bordo de um veleiro já foi possível para muitos aventureiros. Mas, a bordo de um veleiro construído com 80% de matéria-prima reciclável é, no mínimo, inusitado. Com o objetivo de provar para o mundo que os resíduos descartados na natureza podem ser úteis e também chamar atenção para a "saúde" dos oceanos, o fundador da ONG Adventure Ecology, David Rothschild, construiu um barco, o Plastik, utilizando mais de 12 mil garrafas pet recuperadas dos mares e oceanos.
 A partir da primeira quinzena de outubro chega às principais bancas do país a edição especial #44 da lounge*, revista do segmento lifestyle que vai abordar o tema sustentabilidade focando comportamento e estilo de vida. Esta reportagem especial sobre o veleiro revela porque a reciclagem e reutilização dos recursos naturais do planeta são tão importantes para a preservação do meio ambiente.

EcoTech 2010 traz especialistas internacionais em Sustentabilidade

Tendo como tema principal “Desafios e Tendências para uma Arquitetura Sustentável: Materiais e Energia”, o EcoTech 2010 terá palestras com alguns dos especialistas mais renomados internacionalmente nas áreas de Materiais e Energia, com propostas e soluções de vanguarda no campo da Arquitetura e da Construção Sustentável. O EcoTech 2010, maior encontro do setor realizado no Brasil e que chega à sua 5ª edição, acontece nos dias 2 e 3 de dezembro, no NOVOTEL Jaraguá SP Conventions, região central da capital paulista.
“O maior objetivo do Fórum é trazer aos arquitetos, engenheiros e designers brasileiros a experiência e o conhecimento de grandes nomes da Arquitetura internacional, que tanto sucesso e destaque alcançam nos Estados Unidos e em diversos países da Europa, como Inglaterra, Suíça e Espanha”, afirma o Sócio-Diretor da AEA – Academia de Engenharia e Arquitetura, Cristiano Moura, entidade que, ao lado da Arqpress, organiza o evento.
A Direção Técnica do EcoTech 2010, bem como o conteúdo a ser debatido no Fórum acerca de Sustentabilidade nas áreas de Arquitetura e Construção, bem como de Conforto Ambiental, está a cargo da arquiteta e mestre em Arquitetura Sustentável, Daniela Corcuera.

Jequiti cria canal exclusivo de sustentabilidade

Após criar política de incentivo visando à preservação ambiental com um setor específico, a Unidade de cosméticos do Grupo Silvio Santos institui agora um canal aberto para consultores(as), clientes e colaboradores na área de Meio Ambiente
O Setor de Meio Ambiente da Jequiti, criado no mês passado, abriu um canal exclusivo para seus clientes, colaboradores internos e externos, e também para os seus mais de 151 mil consultores e consultoras em todo o país para reunir sugestões relacionadas ao tema sustentabilidade. Todos poderão participar por meio de um email exclusivo criado pela empresa. O público em geral também terá acesso.
O novo canal tem como objetivo esclarecer dúvidas e trocar ideias sobre assuntos a favor do meio ambiente como reciclagem - destino de embalagens vazias, por exemplo-, esclarecer questões como testes com animais, entre outros.
Para contatar o novo canal da Jequiti basta utilizar o email meioambiente@jequiti.com.br

1 de out. de 2010

Concurso sobre mudanças climáticas premia professores

Os altos índices de emissão de carbono e de outros gases de efeito estufa devidos ao estilo de vida do homem contemporâneo provocam efeitos graves no planeta, como as mudanças climáticas. Para estimular a formação de crianças e jovens conscientes de seu papel na preservação da vida e da natureza, Edições SM propõe a reflexão, em sala de aula, sobre a situação de cada cidade ou comunidade com relação a seus níveis de consumo e emissões de CO2. O Concurso Cultural Ano Internacional da Biodiversidade - refletir, agir e preservar! vai premiar os melhores projetos de atividades educacionais voltados à conscientização dos alunos para uma relação mais equilibrada com o ambiente no qual a escola está inserida.
O concurso, que oferece como prêmio viagens para conhecer projetos nacionais de biodiversidade, além de um kit de livros e DVDs sobre o tema, tem inscrições abertas até 15 de novembro. O objetivo é incentivar, valorizar e divulgar experiências educativas que contribuam com o desenvolvimento do senso crítico e do compromisso socioambiental dos alunos, a fim de potencializar o papel da escola como espaço de conscientização e mobilização social. Podem participar professores de qualquer disciplina do Ensino Fundamental I e II e do Ensino Médio.
Essa iniciativa faz parte de um projeto maior, a Campanha da Biodiversidade, uma ação que visa reunir e disponibilizar recursos para contribuir com o trabalho de sensibilizar crianças e jovens sobre os problemas ambientais. Foi inspirada na declaração de 2010 como Ano Internacional da Biodiversidade, feita pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Para Edições SM, a atenção voltada ao tema representa uma oportunidade de promover uma reflexão mais ampla a respeito da importância vital da biodiversidade para o bem-estar e para a sobrevivência da espécie humana - e a escola é um espaço essencial para a formação da consciência ambiental.

Lívio Giosa no KM Brasil sobre sustentabilidade

Lívio Giosa, coordenador geral do Instituto ADVB de Responsabilidade Social (IRES), promove um talk show sobre responsabilidade socioambiental durante o terceiro dia do KM Brasil 2010. O evento, com o tema “Gestão do Conhecimento como Estratégia para um Mundo Sustentável”, é organizado pela Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC), nos dias 3, 4 e 5 de novembro, na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul.
Autor dos livros “Gestão Corporativa e Responsabilidade Social", “Terceirização: Uma Abordagem Estratégica" e “O Brasil Profissional: A Hora e a Vez da Competência”, Giosa vai entrevistar Newton Figueiredo, presidente do Grupo Sustentax e Aron Belink, consultor, especialista em Responsabilidade Social e Sustentabilidade Socioambiental. O encontro acontece no dia 5, das 10h30 às 12h30, na Expo Gramado.
Direcionado a profissionais, acadêmicos, empresários, pesquisadores, consultores, professores e estudantes, terceiro setor e representantes do governo, a programação do KM Brasil 2010 contará com mais painéis sobre como a gestão do conhecimento pode auxiliar a médias e pequenas empresas; contribuir para os modelos de excelência; apoiar a área de saúde; influenciar as redes sociais, além de outros assuntos relacionados à sustentabilidade na inovação, nas políticas públicas, na internacionalização, na certificação de produtos e serviços, entre outros.

Empresas adotam gestão ambiental para proteger imagem

A imagem e a reputação da empresa são o principal motivo para a adoção de procedimentos de gestão ambiental, executados por sete em cada dez indústrias brasileiras. A informação é da Sondagem Especial de Meio Ambiente, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Essa é a principal motivação para 78,6% das empresas pesquisadas. O segundo maior motivo para as práticas de gestão ambiental,, conforme 77,7% das empresas, são as exigências do licenciamento ambiental, seguidas de regulamentos ambientais, apontados por 66,6% delas.
O levantamento da CNI, feito com 1.227 empresas de todos os portes e setores, revela que as práticas adotadas variam de redução na geração de resíduos ao uso eficiente da energia e diminuição no gasto de água, entre outros procedimentos..
De acordo com a pesquisa, cuja íntegra está disponível no endereço www.cni.org.br, o percentual de empresas que adotam procedimentos ambientais sobe para 95% entre as de grande porte.
As empresas também demonstraram preocupação com a redução de desperdícios de matérias-primas (55,3%), com a melhoria da qualidade dos produtos (37,7%) e em atender a demanda de clientes e consumidores (27,9%).

OLLA patrocina o SWU‏

Nos dias 9, 10 e 11 de outubro acontecerá na Fazenda Maeda, em Itu, a 70 km de São Paulo, o SWU (Starts With You – Começa Com Você) Music and Arts Festival. Trata-se de um movimento de conscientização em prol da sustentabilidade, que tem o intuito de mobilizar o maior número possível de pessoas em torno da causa, mostrando que, por meio de pequenas ações e com simples atitudes individuais do dia a dia, é possível ajudar a construir um mundo melhor para se viver.
O festival, que ocupará um espaço de 200 mil metros quadrados e está preparado para receber milhares de pessoas ao longo dos seus três dias de duração, contará com grandes nomes da música nacional e internacional como Sublime, Los Hermanos, Mutantes, Dave Mathews Band, Jota Quest e Linkin Park. Além disso, o festival possibilitará que os participantes passem os três dias acampados na Fazenda Maeda e assistam ao Fórum Sustentável, onde especialistas, pensadores, políticos, empresários e representantes de entidades não governamentais discutirão com o público alguns dos principais temas da sustentabilidade no século 21.
Olla, sempre preocupada com questões ligadas à sustentabilidade, além da disseminação da informação sobre sexo seguro e prevenção, estará com vinheta de patrocínio na programação da TV Globo e com vinhetas e filme na programação do canal por assinatura Multishow, associadas à cobertura do evento.
Recentemente, Olla apoiou o Manifesto pelo Dia do Sexo, que teve como objetivo criar uma data, dia 6/9, para que todos aproveitem uma das melhores coisas da vida com saúde, conhecimento, bem estar e segurança. A proposta é que a data se torne um evento no qual a sociedade brasileira possa discutir o assunto levando as pessoas a se questionarem mais, disseminar informações corretas, quebrar tabus, acabar com preconceitos e apoiar a conscientização do sexo seguro.